Toda fazenda que comercializa produtos e bens é uma empresa e não tem como fugir disso. Profissionalizar a sua propriedade não irá tirar a essência do que ela é, pelo contrário, irá mostrar que você é organizado e que está disposto a crescer e lucrar mais com uma boa margem de lucro com gado de corte ou leite. Por isso, a partir de agora, olhe sua fazenda como uma empresa, independentemente do tamanho dela.
Por que olhar sua fazenda como uma empresa?
A resposta aqui é bem direta. Porque simplesmente, a sua propriedade é uma empresa. O que define uma empresa é a realização de atividades e práticas econômicas, a partir da produção e venda de bens e serviços.
Isso significa que a sua propriedade é uma empresa e não importa se de gado de corte, gado de leite, ou ambas produções. Se você vende gado ou leite para lucro, então, não tem como fugir dessa definição.
Muitos produtores rurais não têm esse olhar da propriedade como um negócio, o que causa alguns problemas desde burocráticos até um que outros que afetam o lucro.
Por isso, a Boi Saúde separou os principais tópicos que você deve se atentar, cuidar bem das suas finanças e não deixar nada passar batido a ponto de impedir o crescimento da sua propriedade.
Como transformar uma propriedade rural em uma empresa?
Comece contratando uma contabilidade
Uma empresa de contabilidade é necessária. Você precisa emitir notas fiscais e pagar impostos que esse profissional irá te auxiliar, além do apoio na documentação e contratos trabalhistas, não importando o regime. Dependendo do contrato, você ainda poderá solicitar orientações sobre investimentos financeiros, entre outros.
Uma outra dica que sempre reforçamos aqui é participar das cooperativas. Nelas, muitos cursos e orientações sobre divulgadas quanto a parte financeira e atuação legal de uma empresa rural.
E não esqueça de ter um modelo de contrato de compra e venda de gado ou leite sempre à mão. Assinar um acordo entre ambas partes que fecharam acordo garante segurança. Por mais que você conheça e confie na pessoa do outro lado da negociação, a assinatura em um documento com cláusulas acordadas evita prejuízos para quem compra e quem venda.
E caso também contrate profissionais, não esqueça também de fechar um contrato de prestador de serviço.
Tenha estratégias bem definidas
Comece a desenvolver a produção que a sua propriedade terá. Corte, leite, lavoura para abastecimento e alimentação dos animais, qual raça de investimento, a forma de manejo e o que servir no cocho. Tudo isso conta e precisa estar bem descrito para ser seguido.
Faça planos baseado em metas
Não tem como crescer se você não sabe para onde ir. Ter uma meta de lucro por semestre facilita toda a organização. A cada último trimestre do ano, reveja todo o fluxo financeiro da propriedade. Todas as contas foram pagas? A propriedade obteve lucro? Conseguiu ampliar a estrutura e compra de novas cabeças?
Se você ainda não faz essa atividade, implemente metas pequenas e quando estiver craque, vá aumentando. Engaje seus funcionários a participarem das metas, sendo bem transparente sobre quais são os objetivos em cima de cada uma delas.
Nessas metas, você pode incluir compra de hectares, novos lotes de animais, reprodutores, viagens à eventos até contratação de mão de obra.
As propriedades rurais com CNPJ têm facilidade em participar de alguns programas governamentais como crédito e, ainda, juros e condições de pagamento melhores.
Precisa de ajuda com números?
Existem vários sistema de informação disponíveis na internet. Muitos deles, desenvolvidos para a pecuária e são muito fáceis de utilizar. Desde aplicativos para monitorar o clima até os incluem toda a gestão da propriedade na palma da mão. Em uma rápida busca no Google, você encontra muitos deles que têm até uso e funções gratuitas.
Como trabalhar melhor o fluxo de caixa
O fluxo de caixa precisa ser separado da sua conta física. O que você paga como conta pessoal, não entra no caixa da propriedade.
Do mesmo modo que uma compra de suplementos para nutrição, por exemplo, também não deve ser pago com seu cartão pessoa física.
Quanto mais separado, uma visão mais assertiva do cenário atual da sua propriedade você terá. Separe as contas fixas como luz, água, telefone, internet, pagamento de salários, alimentação do gado, manutenção e nutrição para ter noção do quanto sua propriedade precisa para se manter em pé todos os meses.
Feito isso, some as suas vendas. Ao deduzir os investimentos das vendas, você terá seu lucro. Não deixe de contabilizar um único prego para manutenção do curral para gado de corte. Tudo o que é comprado para manter a pecuária funcionando precisa entrar.
Para facilitar, utilize a planilha de contas da pecuária que a Boi Saúde desenvolveu para uso gratuito dos nossos amigos produtores.