Diferença entre vermífugos para bovinos

Os vermífugos têm importante papel na pecuária. São responsáveis por manter os animais saudáveis ao prevenir diversas doenças. Com uma grande oferta no mercado, você sabe a diferença entre vermífugos para bovinos e o melhor para sua propriedade? Continue com a gente e entenda mais sobre o assunto.

Os parasitas diminuem a produtividade do rebanho, pois competem com os animais os nutrientes fornecidos no pasto e também em suplementos. Relembrando que a melhor época para aplicação do vermífugo é entre a seca e o início das águas. Período de maior incidência devido a falta de chuvas.

Entre os vermífugos para bovinos mais usados no Brasil estão: ivermectina, doramectina, abamectina e moxidectina. Vamos explicar a função de cada um para você decidir a opção mais indicada.

 

vermifugos para bovinos - Diferença entre vermífugos para bovinos
Diferença entre vermífugos para bovinos varia entre as fases do animal. – Foto CPT

Confira a diferença entre vermífugos para bovinos

 

Ivermectina: é uma molécula utilizada há anos no Brasil. Por isso, é possível que os bovinos tenham adquirido uma resistência aos seus efeitos. Ao aplicá-la, é importante acompanhar se os resultados estão realmente eficazes. Existem quase 100 diferenciações no mercado brasileiro. Por isso, a importância de sempre utilizar produtos de marcas confiáveis.

Abamectina: não é indicada para animais com idade inferior a quatro meses. Ou aqueles que estão em fase de desnutrição. O risco nesses bovinos é de intoxicação que levar causa a morte.

Doramectina: endectocida (trata parasitas internos e externos) muito utilizada para tratamento de bicheiras, conhecidas também como miíases. É segura e muito utilizada para curar umbigos de bezerros.

Moxidectina: muito utilizada na fase de terminação do gado. Combate os parasitas não interferindo na conversão alimentar, muito importante nessa época.

Ainda, amigo produtor, fica o lembrete de sempre fazer uso de produtos, medicamentos e suplementos reconhecidos no mercado. Muitas vezes, o barato sai caro. O bem-estar dos seus animais é mais importante que tudo. Cuidar bem deles é zelar do seu próprio negócio.

 

Ainda tem dúvida sobre como acabar com os parasitas? Acesse a dica e aprimore seus conhecimentos: Como acabar com a verminose em bovinos. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Diferença entre vermífugos para bovinos

Total Controle Premium:
Elimine o manejo servindo direto no cocho!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*