Diferença entre vermífugos para bovinos

Os vermífugos têm importante papel na pecuária. São responsáveis por manter os animais saudáveis ao prevenir diversas doenças.

Com uma grande oferta no mercado, você sabe a diferença entre vermífugos para bovinos e o melhor para sua propriedade?

Então continue com a gente e entenda mais sobre o assunto.

 

 

Os parasitas diminuem a produtividade do rebanho, pois competem com os animais os nutrientes fornecidos no pasto e também em suplementos.

Relembrando que a melhor época para aplicação do vermífugo é entre a seca e o início das águas. Ou seja, aquele período de maior incidência devido à falta de chuvas.

Em primeiro lugar, entre os vermífugos para bovinos mais usados no Brasil estão: ivermectina, doramectina, abamectina e moxidectina. Vamos explicar a função de cada um para você decidir a opção mais indicada.

Os bovinos devem ter um bom protocolo de vermifugação. Sendo assim, o ideal é começar logo na fase de cria.

 

Quais são os parasitas que mais acometem o gado? 

 

O carrapato é o mais conhecido. Responsável por prejuízos econômicos, transmitem doenças graves. Entre elas, a tristezinha parasitária. É possível combatê-los por meio de estratégia:  Controle de carrapatos em bovinos.

Além disso, temos a berne. É outro problema impactante. A prevenção pode ser feita no cocho, com sal mineral oferecido diariamente. Saiba mais:  Berne em bovinos: como tratar e prevenir. 

O pasto também pode sofrer. Os cupins são outro problema que impacta a nossa produtividade. Por mais que não ataquem o gado, a forrageira perde qualidade, deixando os bovinos desnutridos. Ou seja, eliminar o foco é a melhor solução: Como eliminar cupim no pasto com dicas simples.

 

Diferença entre vermífugos para bovinos varia entre as fases do animal.
Diferença entre vermífugos para bovinos varia entre as fases do animal. – Foto CPT

Confira a diferença entre vermífugos para bovinos

 

Ivermectina: é uma molécula utilizada há anos no Brasil. Por isso, é possível que os bovinos tenham adquirido uma resistência aos seus efeitos. Ao aplicá-la, é importante acompanhar se os resultados estão realmente eficazes. Existem quase 100 diferenciações no mercado brasileiro. Por isso, a importância de sempre utilizar produtos de marcas confiáveis.

Abamectina: não é indicada para animais com idade inferior a quatro meses. Ou aqueles que estão em fase de desnutrição, por exemplo. O risco nesses bovinos é da intoxicação levar à morte.

Doramectina: endectocida (trata parasitas internos e externos) muito utilizada para tratamento de bicheiras, conhecidas também como miíases. É segura. Por isso, é muito utilizada para curar umbigos de bezerros.

Moxidectina: muito utilizada na fase de terminação do gado. Combate os parasitas não interferindo na conversão alimentar, muito importante nessa época.

Ainda, amigo produtor, fica o lembrete de sempre fazer uso de produtos, medicamentos e suplementos reconhecidos no mercado.

Então, muitas vezes, o barato sai caro. Acima de tudo, o bem-estar dos seus animais é mais importante. Portanto, cuidar bem deles é zelar do seu próprio negócio.

Ainda tem dúvida sobre como acabar com os parasitas? Acesse a dica e aprimore seus conhecimentos: Como acabar com a verminose em bovinos. 

Para combater os parasitas de forma natural, confira a dica: Controle de parasitas em bovinos com produtos caseiros.

 

Por fim, a Boi Saúde agradece a sua leitura e presença aqui no nosso blog.

Além das dicas que você encontra nesta página, temos um canal de vídeos sobre pecuária.

Sua presença será muito bem-vinda: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Qual o papel dos vermífugos na pecuária?

Os vermífugos têm importante papel na pecuária. São responsáveis por manter os animais saudáveis ao prevenir diversas doenças e parasitas

Vermífugo pode ser aplicado em bezerro?

Alguns são permitidos como a ivermectina e doramectina. O controle pode começar entre o segundo e terceiro mês de vida. Indo até a fase de desmame. O período ideal de aplicação é a cada 60 e 90 dias.

Qual a melhor época para aplicação de vermífugo em bovinos?

A melhor época para aplicação do vermífugo é entre a seca e o início das águas. Período de maior incidência devido a falta de chuvas.

Vermífugo para bovino cria resistência?

O excesso de vermifugação implementado nas últimas décadas fez com que os parasitas criassem resistência aos princípios ativos. As fórmulas dos vermífugos ficaram mais fortes, mas a resistência adquirida foi maior. Faça a vermifugação no seu gado somente quando for fechar os animais para vacinação obrigatória, como a aftosa, por exemplo

2 pensou em “Diferença entre vermífugos para bovinos”

  1. Qual melhor vermifero para por no sal pro gado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*