Ter lotes de gado de corte uniformes faz a diferença em todo o sistema de manejo e lá no resultado da produtividade. Nesta dica, vamos entender a melhor forma de selecionar os bovinos que irão compor o mesmo lote. Continue com a Boi Saúde e implemente o melhor conhecimento na sua propriedade.
Sabemos que quanto maior o plantel, maior será o tempo para efetivar a separação por lote. Mesmo assim, amigo produtor, a melhor orientação é que seja feita no mesmo dia, não importa o número de animais da propriedade. Esse formato inviabiliza a inclusão de um novo animal em um lote já apartado no dia anterior, o que pode ocasionar conflitos entre os animais por disputa de hierarquia e território.
O produtor pode seguir as seguintes orientações ao selecionar os animais para cada lote. O objetivo é além de facilitar o manejo daquele grupo com animais das mesmas características é evitar que o domínio de um único se sobressaia nos outros. A alimentação também aqui é bem importante, assim será possível oferecer a mesma base de acordo com as necessidades nutricionais do conjunto. E não exceda o número de 100 animais por lote.
Critérios e apartação para lotes de gado
Separar lotes de gado por idade
Aqui, o produtor poderá destinar de acordo com as fases de produção que atua na propriedade. Se atua com reprodução, iniciar lotes a partir dos bezerros, seguindo para os precoces, e assim por diante, de acordo com cada fase, auxilia na apartação. Para saber a idade de cada fase, acesse a dica: Fase do gado de corte: saiba como classificá-la.
Sexo
As fêmeas e machos devem ser apartados em lotes diferentes. E os machos, apartados entre castrados e não castrados, ou seja, quando se trata de lotes por sexo, teremos três: fêmea, macho castrado e macho não castrado.
Peso
O peso também tem influência no lote. Por isso, os animais magros e em constante engorda devem ser separados. Nesse caso a alimentação e nutrição são diferenciadas entre esses lotes. Por isso, é necessário apartar de acordo com o peso.
A nutrição tem papel fundamental não só na engorda, mas na manutenção do peso, por isso, amigo produtor, sal no cocho e boas arrobas para sua propriedade. Para saber mais, acesse a dica: Quando o gado de corte não está consumindo a nutrição.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Manejo racional de bovinos de corte
Valeu pelas informações estamos começando
Olá Adélcio, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!