Quando o gado de corte não está consumindo a nutrição

Quando o gado não consome a nutrição oferecida no cocho, o produtor precisa buscar alternativas para solucionar o problema. Além da perda de investimento, a produtividade também pode estacionar. Há diversas formas de manter esse consumo e evitar a rejeição. Nesta dica, vamos te orientar como solucionar o problema e efetivar sua produção de gado de corte.

Por diversos motivos, o gado pode não aceitar a nutrição. Entre eles, estão a transição alimentar, quando há mudança dos insumos oferecidos. E até a falta de apetite, mas nesse caso, o produtor precisar ficar muito atento, pois pode indicar alguma doença.

 

Quando o gado de corte não está consumindo a nutrição

 

Um dos motivos da rejeição pode ser o cheiro da nova suplementação servida. Se o gado percebe que há algo que não irá agradar o paladar, apenas pelo olfato, não irá consumir aquele nutriente. Para resolver o problema, uma fórmula simples, com poucos dias de adaptação, pode ser muito eficaz. Misture melaço de cana e fubá. Além de tornar o cheiro mais agradável, o sabor ficará muito palatável. A Boi Saúde explica mais detalhes sobre a mistura no texto: Mistura de fubá com sal mineral para gado

Um outro problema que pode impedir o consumo é quando sal empedra no cocho. Mas pode ser evitado de forma simples. A gente te orienta nesta dica: Como evitar que o sal empedre no cocho.

 

gado de corte
Gado de corte precisa de nutrição efetiva. – Foto: Nelore Marca 11

Cuidados com nutrição do gado de corte 

 

É fundamental oferecer uma nutrição adequada para o gado de corte desde os primeiros meses de vida. Por isso, cabe ao produtor acompanhar os bovinos diariamente e caso observe algum comportamento fora do normal, checar a fundo o possível problema.

Existem diversas formas de manter o gado bem nutrido. Com uma alimentação eficiente, baseada em pastos, grãos e silagem, de acordo com o sistema adotado pela propriedade, a engorda terá dados de crescimento para, no melhor momento do mercado, obter uma alta lucratividade.

A virginiamicina está entre os nutrientes mais utilizados e para tirar todas as dúvidas a respeito do uso e resultado, produzimos uma dica apenas sobre ela: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.

 
Boi Saúde Logo Preto - Quando o gado de corte não está consumindo a nutrição

Virginiamicina:
Alavanque os resultados a com Virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami