Manejo racional de bovinos de corte

É impossível falar sobre alta produtividade e não relacionar ao manejo racional de bovinos de corte. Uma não existe sem a outra. A relação é importante que vamos abordar todos os aspectos do manejo, dessa vez, com foco na produção de carne. O objetivo é que você atue cada vez mais com uma pecuária de excelência e tenha boa rentabilidade. Vamos lá?

O que será que significa ao pé da letra esse manejo racional de bovinos de corte? É a atuação na pecuária de acordo com as normas sanitárias, estipuladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as Vigilâncias Sanitárias locais. Mas não para por aí. Oferecer ao gado a melhor qualidade de vida, com alimentos de boa procedência e água adequada para o consumo.

A seguir, confira orientações práticas que podem ser aplicadas de forma simples e econômica na sua propriedade.

 

 

Manejo racional de bovinos de corte

 

Estresse animal 

 

Bovino estresse libera cortisol em excesso. Esse hormônio prejudica e muito seu desempenho comercial. Você pode não vê-lo, mas pode controlá-lo. Como? Evitando o estresse animal. Basta seguir algumas ações como as citadas abaixo:

  • não use espetos, choques, paus para deslocar os bovinos e tocar o gado;
  • o momento de fechar o gado é cercado por estresse. Já existem estratégias para reduzir o impacto. A Boi Saúde fala mais sobre esse assunto na dica: Fechar o gado sem transtorno auxilia no bem-estar animal. 
  • descorna deve ser feita com cuidado
  • desmame é uma das fases mais estressantes. Feita com cuidado e atenção, pode evitar traumas e medo de humanos. Para aprender o procedimento correto, acesse: Quando e como fazer a descorna em bezerros.

 

Manejo racional de bovinos de corte: nutrição

 

A gente sabe a dificuldade que você tem para alimentar seu gado o ano todo. Ainda mais no período da seca, quando o pasto é escasso. Sendo a principal base alimentar e de engorda do gado, o pasto precisa ser substituído em épocas sem chuvas.

Aqui mesmo no nosso blog, temos diversas dicas e receitas de silagens de forrageiras, cana e grãos. Além de indicar como fazer pastejo rotacionado.

Mas o que realmente impacta e inibe a perda de peso é a nutrição no cocho. E não só na seca. Preparar bem o organismo dos animais nas águas auxilia a evitar a perda de peso na seca. Tire suas dúvidas aqui: A importância de servir suplementos minerais para bovinos.

 

manejo racional de bovinos de corte - Manejo racional de bovinos de corte
Manejo racional de bovinos de corte auxilia na produtividade. – Foto: Estanislao Montiel

Sanidade animal 

 

Além das vacinas, manter doenças e parasitas também faz parte do manejo racional do gado de corte. Por serem pequenos, parecem que são inofensivos, mas trazem um grande prejuízo e podem até levar um plantel inteiro à morte. Mosca-do-chifre, mosca-do-estábulo, carrapatos, brucelose, são apenas alguns exemplos. Para acabar de vez com o problema, confira a receita: Receita de produtos caseiros para parasitas em bovinos. 

 

Bem-estar animal 

 

Garantir conforto e amenizar altas e baixas temperaturas é uma das tarefas do produtor. Plantar árvores para criar corredores agroflorestais auxilia a redução o estresse térmico e a proporcionar um clima mais agradável. Em tempo muito quente, o gado não se alimenta.

Já no frio, ter galpões para que os bovinos e evitem doenças como pneumonia e tuberculose faz parte de uma boa pecuária.

Essas são algumas dicas, amigo produtor. Parece difícil implementar todas, mas se forem adequadas, aos poucos estarão no dia a dia da sua propriedade. O resultado será ganho de peso, mais arrobas comercializadas e maior lucratividade.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica 7 dicas para iniciar uma produção de gado de corte

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Manejo racional de bovinos de corteSAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Manejo racional de bovinos de corte
 

2 pensou em “Manejo racional de bovinos de corte”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Claudionor, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*