Critérios e apartação: uniformizar lotes de gado de corte

Ter lotes de gado de corte uniformes faz a diferença em todo o sistema de manejo e lá no resultado da produtividade. Nesta dica, vamos entender a melhor forma de selecionar os bovinos que irão compor o mesmo lote. Continue com a Boi Saúde e implemente o melhor conhecimento na sua propriedade.

Sabemos que quanto maior o plantel, maior será o tempo para efetivar a separação por lote. Mesmo assim, amigo produtor, a melhor orientação é que seja feita no mesmo dia, não importa o número de animais da propriedade. Esse formato inviabiliza a inclusão de um novo animal em um lote já apartado no dia anterior, o que pode ocasionar conflitos entre os animais por disputa de hierarquia e território.

O produtor pode seguir as seguintes orientações ao selecionar os animais para cada lote. O objetivo é além de facilitar o manejo daquele grupo com animais das mesmas características é evitar que o domínio de um único se sobressaia nos outros. A alimentação também aqui é bem importante, assim será possível oferecer a mesma base de acordo com as necessidades nutricionais do conjunto. E não exceda o número de 100 animais por lote.

 

Critérios e apartação para lotes de gado

 

Separar lotes de gado por idade

Aqui, o produtor poderá destinar de acordo com as fases de produção que atua na propriedade. Se atua com reprodução, iniciar lotes a partir dos bezerros, seguindo para os precoces, e assim por diante, de acordo com cada fase, auxilia na apartação. Para saber a idade de cada fase, acesse a dica: Fase do gado de corte: saiba como classificá-la.

 

lotes de gado de corte 1024x683 - Critérios e apartação: uniformizar lotes de gado de corte
Lotes de gado de corte auxiliam o manejo. – Foto: Pixabay

Sexo 

As fêmeas e machos devem ser apartados em lotes diferentes. E os machos, apartados entre castrados e não castrados, ou seja, quando se trata de lotes por sexo, teremos três: fêmea, macho castrado e macho não castrado.

 

Peso 

O peso também tem influência no lote. Por isso, os animais magros e em constante engorda devem ser separados. Nesse caso a alimentação e nutrição são diferenciadas entre esses lotes. Por isso, é necessário apartar de acordo com o peso.

 

A nutrição tem papel fundamental não só na engorda, mas na manutenção do peso, por isso, amigo produtor, sal no cocho e boas arrobas para sua propriedade. Para saber mais, acesse a dica: Quando o gado de corte não está consumindo a nutrição.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Manejo racional de bovinos de corte

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Critérios e apartação: uniformizar lotes de gado de corteSAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Critérios e apartação: uniformizar lotes de gado de corte
 

2 pensou em “Critérios e apartação: uniformizar lotes de gado de corte”

  1. ADÉLCIO GARCIA DA SILVA disse:

    Valeu pelas informações estamos começando

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Adélcio, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*