Saiba tudo sobre criação de novilha nelore

Gostou? Compartilhe!

Um dos mercados da pecuária é a criação de novilha nelore. Alguns produtores focam nessa atividade com empenho e conquistam uma boa rentabilidade.

Se você está começando na pecuária, este conteúdo será uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.

E se você já atua com essa produção, quem sabe podemos reverter algum fator que esteja causando uma possível queda no resultado?

Então, vamos lá!

 

Saiba tudo sobre criação de novilha nelore

 

O que é novilha nelore? 

 

É uma vaca que nunca emprenhou. São mais novas quando comparadas com vacas de cria.

Sobre a raça, não tem como negar que a Nelore é a raça mais criada no Brasil. O desempenho em nosso clima tropical se mostra muito satisfatório. Tanto que é o nosso maior rebanho.

As características do Nelore te contamos melhor aqui: Por que o gado nelore é o mais produzido no Brasil?

Assim, vamos focar melhor no tema proposto em criação de novilhas.

 

Manejo ideal de novilhas 

 

Como todo bovino, a novilha nelore precisa passar pela desmama. Portanto, estabeleça uma lida sem estresse para a cria e a matriz. Existem vários métodos que não desgastam os dois animais.

A separação visual e por cheiro faz com que ambos sofram muito. Quando ficam em busca um do outro, acabam em uma tentativa de localização sem fim.

Já que o foco é sempre promover um bem-estar animal, bem como uma produtividade que dê lucro e cubra as despesas, confira como promover o desmame:

 

Produção de novilha precoce 

 

A recria da novilha precoce acontece entre a desmama, indo até a primeira monta. Durante e após essa fase não esqueça dos cuidados básicos.

Lendo-os aqui, esses cuidados podem realmente parecer inofensivos, mas fazem toda a diferença no seu resultado.

Em primeiro lugar, lembre-se do cocho e do bebedouro onde são oferecidos a ração e água. O tamanho precisa atender todas as novilhas ao mesmo tempo. Sendo assim, ter pelo menos 7 centímetros lineares por cabeça é o suficiente.

Sobre o bebedouro, mantenha sempre a água em condições adequadas de consumo. Ou seja, o líquido não deve ter cor, sabor ou cheiro.

Tanto o cocho, quanto o bebedouro, precisam estar em locais de fácil acesso.

Se puder, use concreto ao redor para evitar lama. Além de evitar bactérias que podem transmitir problemas de saúde, a doença do casco fica longe da sua propriedade.

Inclua a limpeza como atividade do seu manejo: Como limpar o cocho e bebedouro de boi.

Acima de tudo, não deixe as vacinas de lado. Confira sempre se o seu calendário está de acordo com o das autoridades sanitárias.

E como são novilhas que vão passar pela reprodução, implemente árvores para sombra. Ou, caso não tenha estrutura adequada, monte um galpão que seja arejado para os dias de sol forte.

Esse espaço também servirá para proteger dos dias de chuva e frio mais intenso.

 

noviha nelore
Saiba tudo sobre criação de novilha nelore – Foto: Agropecuária Beleza

Ração ideal para engorda 

 

Além de todo o manejo citado acima, a ração é um dos principais fatores de aumento ou queda na sua produtividade.

Separe alguns momentos de estudo para analisar se o que você oferece hoje no cocho, atende à demanda nutricional de uma novilha nelore.

Uma informação importante é que cada fase demanda de um tipo de ração diferente. Por exemplo, o que você serve para os bezerros, não é o ideal para as novilhas, seguido pelas vacas de cria e animais em terminação.

Cada idade e peso demandam de uma alimentação diferente. E que acompanhe o desenvolvimento e formação que aquela fase demanda.

No caso de novilhas, além de atingir o peso adequado para o parto, a ração tem que conter ingredientes que não acumulem gordura em excesso no úbere. Isso porque esse fato impede a amamentação de forma correta do bezerro.

A boa notícia é que você mesmo pode preparar a ração aí na sua propriedade. O passo a passo é bem simples. Além disso, você terá certeza do que está oferecendo.

Para aprender como fazer sua receita, acesse aqui: quero receber a receita de ração para novilhas. E assim como esse conteúdo, o material é totalmente grátis.

 

Reprodução da novilha nelore 

 

Não tem como falar de reprodução e não citar os reprodutores. Sempre que for estabelecer um ciclo de monta na sua propriedade, estude muito bem o touro e a matriz.

Lembre-se que todas as características genéticas desses dois bovinos serão transferidas para o novo animal que fará parte do seu rebanho.

Além da saúde da matriz, o touro é um grande responsável pelo melhoramento genético. Ou seja, a cada safra, a propriedade terá bovinos com arrobas maiores, de menor custo e tempo de produção.

No momento da escolha, preste atenção nos detalhes. Além do registro que comprove a origem e genética, faça uma avaliação física.

Portanto, complemente essa dica com o conteúdo:

 

Parto 

 

A idade ideal para o parto de uma novilha nelore é 27 meses. Entretanto, além da idade, o peso é outro fator muito importante.

O animal precisa estar em torno dos 300 quilos. Ou até acima desse peso. O importante é sempre zelar pela saúde da matriz e do bezerro.

Planeje sua estação de monta para as águas. Nesse período, o pasto tem mais qualidade e quantidade. E os bezerros nascerão na seca, quando a infestação de parasitas é bem menor.

Ainda, se tiver condições, monte um pasto-maternidade. Garantir conforto e bem-estar durante o parto e a fase pós-nascimento previne doenças. Em outras palavras, promove um bem-estar animal esperado.

Em conclusão, amigo produtor, a criação de novilha nelore não tem segredos. O foco está na dedicação das atividades do dia a dia.

Essa dica te ajudou a melhorar seu desempenho? Escreva nos comentários!

Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de vídeos com dicas exclusivas para aumentar a produtividade e lucro na pecuária. Com novidades a cada semana, todas as orientações são práticas. Confira: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*