Controle do ganho de peso diário de bezerros (CDP)

Conhecimento nunca é demais quando se trata da pecuária, amigo produtor. Há diversos processos dentro da nossa atividade que auxiliam e nos orientam sobre a melhor forma de trato, com foco na produtividade. Isso, quando iniciado desde as primeiras horas de vida do gado, pode proporcionar resultados promissores no ganho de peso diário de bezerros e diferenciados para nossa propriedade. Na dica de hoje, vamos te informar sobre o impacto do Controle de desenvolvimento ponderal dos bezerros. Nas instruções, você saberá o que é e como realizá-lo.

 

O que é controle do ganho de peso diário de bezerros (CDP)

 

É um processo de acompanhamento de pesagem dos bezerros em idades específicas do bezerro.

A Embrapa indica que essa pesagem deve ser feita: ao nascer, na fase da desmama, ao completar um ano de nascimento e também aos 18 meses. Uma indicação é que seja feita até os quatros anos, indo além da indicação internacional, já que o abate aqui no Brasil é um pouco mais tardio, quando comparado aos demais países.

Um bom formato de tabela completa é indicado pela própria Embrapa:

 

Tabela para acompanhamento de Controle de Desenvolvimento Ponderal dos Bezerros. – Reprodução: Embrapa Gado de Corte

Para preencher a tabela, as classificações são:

*Tipo de parto: ** Manejo: ***Classificação:
  Conforme Ficha 2 1 – pasto 6 – Excelente 3 – Regular
2 – pasto + volumoso 5 – Muito bom 2 – Fraco
3 – pasto + volumoso + concentrado 4 – Bom 1 – Muito fraco

 

Por que pesar o bezerro ao nascer? 

 

Você faz esse tipo de registro, amigo produtor? Não é muito comum pesar o bezerro ao nascer. Mas existem algumas razões para isso. Além de acompanhar o processo de engorda, conforme as idades indicadas acima, é possível se ter uma ideia de um desempenho que o bezerro terá nos meses seguintes.

Além disso, é uma boa tática para ter um controle sobre a reprodução e gestação das matrizes. Se o bezerro nascer muito abaixo do peso médio, é preciso rever as condições de saúde e nutrição dessas vacas. E se estiver muito acima, pode prejudicar o parto, ocasionando problemas durante o nascimento.

Vários fatores influenciam no peso do bezerro ao nascer, não só a saúde da matriz. Uma boa nutrição, bem-estar animal e sanidade de acordo com o calendário do MAPA, garante resultado esperado. Se ainda tem dúvidas sobre o que oferecer no cocho dessas matrizes, clique na dica: Nutrição ideal para vacas prenhes.

 

Pesagem na desmama: ganho de peso diário de bezerros

 

Nessa fase, o produtor já começa a ter noção do desenvolvimento do bezerro. Muitas propriedades já iniciam a comercialização dos animais que acontece entre seis e oito meses de idade. Para uma desmama saudável, o ideal é que aconteça quando o animal estiver atingido os 90 kg. Essa indicação parte do princípio da imunidade já estar protegida contra as doenças que podem levá-lo a mortalidade precoce. Algumas propriedades, o fazem aos cinco meses, porém é necessário avaliar as condições da pastagem. Esta contém elementos nutricionais fundamentais para a fortalecimento do bezerro.

Para efetivar um processo de desmama correto, com a maior redução possível de estresse, acesse o texto com orientações: Desmama de bezerros correta evita estresse.

Aqui na desmama, a pesagem pode indicar até um possível descarte do bezerro e também quais estão aptos para a reprodução.

Se você está se perguntando quais animais devem ser descartados, são os mais leves e que tiverem um desempenho abaixo da média.

 

Controle do ganho de peso diário de bezerros (CDP)
Fazer o Controle do Desenvolvimento ponderal dos bezerros proporciona mais produtividade. – Foto: Pixabay

Um ano e aos 18 meses

 

A Boi Saúde sempre indica que o peso dos bovinos, independentemente da idade, varia de acordo com a raça, alimentação, bem-estar animal e nutrição oferecida no cocho. Sim, bezerros podem ser suplementados. O sal proteinado, por exemplo, supre a deficiência de nutrientes, que antes eram fornecidos no leite, apenas no pasto. Para saber a dosagem correta, confira: Quantidade de sal proteinado para bezerros.

Falamos tudo isso, porque é agora que começa a seleção dos bovinos que serão indicados para comercialização. A época de nascimento e o sexo devem ser levados em conta aqui.

Todo esse Controle de desenvolvimento ponderal dos bezerros inclui mais atividades no manejo. Porém, efetiva uma forma do produtor avaliar como está o progresso da propriedade e mais ainda, corrigir alguma deficiência que esteja impactando a engorda do gado. Já escrevemos aqui e repetimos de novo: diversos fatores afetam o peso e a engorda. É preciso estar atento a todos os detalhes e o que é oferecido nas águas e na seca, respeitando a particularidade de cada estação.

Outra indicação fundamental é manter sempre a saúde, por meio do calendário de vacinas, em dia. A propriedade deve ter instalações adequadas e mais que isso: ter condições de higiene para evitar parasitas, insetos e bactérias que podem levar os animais à óbito.

Para efetivar a produtividade, a principal orientação é um manejo adequado. Para conferir se sua propriedade está de acordo, acesse: Manejo racional de bovinos de corte.

 

Referência:

Desenvolvimento Ponderal. Embrapa Gado de Corte – seleção dentro de rebanho de gado de corte.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Como fazer o desmame precoce de bezerros

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*