Entenda como saber o peso do gado com uma fita métrica na dica de hoje da Boi Saúde.
Acompanhe!
O peso do bovino é difícil de ser mensurado. Porém, existe um método com trena ou fita métrica que auxilia no conhecimento do peso com 95% de precisão.
O conhecimento do peso pode ser necessário para auxiliar na comercialização. E também na dosagem de medicamentos e insumos nutricionais adicionados na alimentação.
Caso o produtor não tenha balança ou esteja fora da propriedade em eventos e feiras de exposição e/ou comercialização e necessite saber o peso do bovino, basta utilizar uma trena ou fita métrica. A precisão é de 95% do peso.
Como mensurar o peso do gado sem balança
É simples. Em primeiro lugar, o produtor precisa apenas passar a trena ou a fita métrica na circunferência torácica do animal. O resultado em centímetros deve ser multiplicado por 2,8, pois cada centímetro do tórax do animal, equivale a dois quilos e 800 gramas do peso. Por exemplo, um animal com a circunferência de tórax de 150 centímetros multiplicados por 2,8, pesa em média 420 quilos.
Além do peso ser um fator muito importante para a compra e venda do animal, o pelo, couro e olhos também precisam ser analisados. Portanto, converse e tire todas as suas dúvidas antes da negociação para evitar possíveis enganos e frustrações pós-compra.
Outra dica importante: se possível, pesquise antes o sistema da fazenda e como o vendedor trata os animais. O bovino não deve ter medo dos humanos, caso demonstre alguma reação inesperada, suspeite de maus tratos. Afinal, o ciclo vicioso negativo de maus tratos aos animais é um fator que deve ser eliminado de todas as propriedades. Normalmente, uma falha de manejo resulta em uma maior reatividade dos animais e torna tudo muito mais difícil.
Como os bovinos são animais de boa memória, quando manejados com espetos e choques, ficam com essa lembrança de estresse, dor e sofrimento. Esses sentimentos não devem fazer parte da pecuária. Sendo assim, como você amigo pecuarista já deve saber, o bem-estar animal deve ser pregado em toda a propriedade, desde os funcionários que lidam na ordenha, até o que maneja o gado de corte. Para se aprofundar mais sobre a necessidade do foco no bem-estar animal, acesse o conteúdo a seguir: Mau manejo de gado causa prejuízos na pecuária
E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.
Continue aprendendo sobre agro!
Quer continuar no assunto sobre peso? Então acesse as dicas que preparamos a seguir:
Água de boa qualidade evita perda de peso dos animais
Cocho de sal: como aumentar o peso do gado
Cuidados para manter o peso de um boi
Peso do boi: como reverter as perdas da seca?
Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana.
O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
Para bezerros, recem desmamados o índice de 2,8 também deve ser utilizado?
Olá Carlos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!