Como produzir um novilho precoce

O novilho precoce está em ascensão no Brasil. Cada vez mais valorizado no mercado de agronegócio, o animal que é abatido entre os 9 e 14 meses ganha adeptos no país. Porém, o sistema de produção precisa ser feito de forma eficiente. Vamos aprender?

 

 

A produção de novilho precoce precisa seguir alguns processos. Desde a escolha da raça, passando pelo manejo e abate, esses passos garantem uma boa qualidade do rebanho.

 

Passos para produzir novilho precoce

 

As raças bovinas são bem estabelecidas no Brasil. Algumas são bem adaptáveis ao nosso clima tropical e também ao clima frio da região Sul. Porém, atuar sempre na melhoria da genética do seu rebanho é essencial. Principalmente, quando se atua com novilho precoce. É indicado o cruzamento de raças puras para a reprodução desses novilhos. A inseminação artificial é um sistema aliado a esse tipo de produção.

A pastagem oferecida deve ser de boa qualidade. A suplementação pode ser feita não só no período da seca, mas também no das águas, assim evita-se a perda de peso. Muitos produtores focam na suplementação apenas na seca. Porém, para evitar a perda de peso, é preciso iniciar a prevenção ainda nas águas. Assim, o organismo do animal estará bem nutrido e não sofrerá quedas bruscas de vitaminas e minerais. Esses componentes escassos na pastagens podem ser repostos no cocho. Assim, a produção não é afetada. Não esqueça de oferecer água limpa e de qualidade e manter o local onde habitam em boas condições de higiene.

 

Novilho precoce demanda bom manejo para resultado promissor. Crédito: Fundepec Goiás
Novilho precoce demanda bom manejo para resultado promissor. – Foto: Fundepec Goiás

Esse peso, além da idade, é um dos fatores determinantes para o abate. Pois o novilho precisa pesar 225 kg, no mínimo, os machos, e 180 kg as fêmeas. Além disso, o mercado exige, pelo menos, três milímetros de camada de gordura.

Outro método muito utilizado para novilho precoce é o confinamento. Para ter um bom resultado nesse sistema, acesse: Confinamento de bovinos é simples e tem bons resultados. 

 

Receba em seu E-mail:
Receita de ração para bezerros engordarem mais rápido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami