fbpx

Como produzir e qual a idade do novilho precoce?

O novilho precoce está em ascensão no Brasil. Cada vez mais valorizado no mercado de agronegócio, essa fase de criação ganha adeptos no país. Porém, o sistema de produção precisa ser feito de forma eficiente. Vamos aprender? Nesta dica, você saberá como produzir e qual a idade do novilho precoce.

 


 

Qual a idade do novilho precoce? 

 
Um novilho é o bezerro macho com idade menor que dois anos de idade.

Agora, um novilho precoce é um bovino macho que tem entre 18 meses e 30 meses, de acordo com a Embrapa.

 

Como produzir novilho precoce

 
A produção de novilho precoce precisa seguir alguns processos. Desde a escolha da raça, passando pelo manejo e abate, esses passos garantem uma boa qualidade do rebanho.

As raças bovinas são bem estabelecidas no Brasil. Algumas são bem adaptáveis ao nosso clima tropical e também ao clima frio da região Sul.

Entretanto, atuar sempre na melhoria da genética do seu rebanho é essencial. Principalmente, quando se atua com novilho precoce. É indicado o cruzamento de raças puras para a reprodução desses novilhos. A inseminação artificial é um sistema aliado a esse tipo de produção. Saiba mais sobre o protocolo de IATF para a reprodução, clique aqui

A pastagem oferecida deve ser de boa qualidade. A suplementação pode ser feita não só no período da seca, mas também no das águas, assim evita-se a perda de peso. Muitos produtores focam na suplementação apenas na seca.

Porém, para evitar a perda de peso, é preciso iniciar a prevenção ainda nas águas.

Assim, o organismo do animal estará bem nutrido e não sofrerá quedas bruscas de vitaminas e minerais. Esses componentes escassos na pastagem podem ser repostos no cocho. Assim, a produção não é afetada.

Contudo, não esqueça de oferecer água limpa e de qualidade e manter o local onde habitam em boas condições de higiene. Afinal, assim como é vital para nós, seres humanos, também é para o novilho. Portanto, precisa ser limpa, inodora e sem cor.

Para saber mais como manter a água limpa, leia a dica completa que preparamos: clique aqui

 

Qual a idade do novilho precoce? Como produzir?
Novilho precoce demanda bom manejo para resultado promissor. – Foto: Fundepec Goiás

Esse peso, além da idade do novilho precoce, é um dos fatores determinantes para o abate. Pois, o novilho precisa pesar 225 kg, no mínimo, os machos, e 180 kg as fêmeas. Além disso, o mercado exige, pelo menos, três milímetros de camada de gordura.

Outro método muito utilizado para novilho precoce é o confinamento. Para ter um bom resultado nesse sistema, acesse: Confinamento de bovinos é simples e tem bons resultados. 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Manejo correto de bezerras: do nascimento a maturidade

 

Novilho precoce e virginiamicina

 

Suplementos são verdadeiros aliados na nutrição independentemente da época do ano. O uso da virginiamicina, composto antimicrobiano que auxilia na acidose ruminal, potencializa o metabolismo, a partir da melhora da eficiência alimentar. Não é à toa que estudos apontam o aumento de peso em 20% nos bovinos que fazem o uso.

Portanto, uma vez que a produção de novilhos precoces tem como objetivo a engorda expressiva em pouco tempo, a virginiamicina não pode ficar de fora da estratégia nutricional.

Por fim, continue aprendendo sobre esse assunto, acesse a dica: Novilho precoce e virginiamicina: qual a relação?

Te convidamos também para acessar o canal da Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

4 pensou em “Como produzir e qual a idade do novilho precoce?”

  1. Edileuma Rocha disse:

    Tem vários tópicos interessante, estou gostando muito !é de grande ajuda pra nós pequeno produtor rural

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Edileuma, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

  2. Edileuma Rocha disse:

    Bom dia um amigo comentou a respeito Boi Saúde inclusive me passou a fórmula dá ração pra vaca de leite que vcs o enviaram eu gostei ,porque fica por um preço razoável e dá resultado!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Edileuma, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×