Não basta ter toda uma estratégia de nutrição, se a qualidade da ração oferecida não atende a real necessidade dos bovinos, de acordo com os períodos da seca e das águas. Por isso, aprenda aqui como preparar ração para gado de corte.
Saber escolher os ingredientes do que é oferecido no cocho para o gado de corte adequa o ganho de peso e a saúde do animal.
E é nesta dica que vamos aprender as orientações para seguir no momento da escolha e até como preparar ração para gado de corte.
Como preparar ração para gado de corte
Vacas de cria
Começando pela fase da cria. Na verdade, antes mesmo do bezerro nascer, a nutrição começa ainda na gestação. A vaca, estando bem alimentada e com a saúde em dia, garante que o novo bovino tenha um desempenho desde as primeiras semanas de vida.
Então, vamos começar pela ração das vacas de cria. Isso mesmo. O primeiro passo é selecionar quais estão adequadas para a monta na estação seguinte.
Aprenda aqui como fazer: Ração para vaca de cria.
Ainda, elabore uma estação de monta que seja efetiva e proporcione os resultados esperados:
- Como fazer estação de monta para novilhas de primeira cria?;
- Estação de monta de bovinos: quais são os meses certos;
- Estação de monta: melhore a reprodução da sua propriedade.
Bezerros
Bom, o que será mais adequado para os animais que estão no início da vida?
Como os bezerros precisam de energia e também condições para ter o crescimento não só em relação ao tamanho, mas em saúde. O resultado precisa ser na engorda e também na qualidade desse ganho de arrobas.
Por isso, oferecer realmente o que o animal precisa nessa fase será o fator decisivo para o futuro.
Confira como preparar a ração para essa fase aqui: Receita de ração para bezerros.
Ainda, para que não aconteça competição e ainda consigam consumir a quantidade adequada, se puder, construa um creep-feeding. Nesse espaço, apenas os animais de pequeno porte entram.
Caso tenha se interessado, clique: Creep feeding facilita a nutrição de bezerros.
Recria
Qual será a ração ideal para a fase mais longa do gado de corte?
Por ser a fase intermediária entre o nascimento e o abate, pode parecer um desafio para o produtor.
Continuar a engorda, passando pela época da seca e das águas, e ainda com rendimento de carcaça e índice de gordura para a próxima etapa: terminação.
Então, aprenda como preparar a ração ideal para essa fase: Receita de ração para recria.
Terminação
Chegamos a última fase quando o bovino já passa dos 300 quilos e está na véspera do abate.
Para chegar a esse peso e até mais, aos 450 quilos, o uso das rações indicadas acima auxilia bastante.
Portanto, ofereça o que a fase demanda: Receita de ração para engorda de gado de corte: terminação.
Todas essas rações indicadas aqui podem ser preparadas na propriedade sem grandes custos. Alertamos desde já que elas sozinhas não fazem milagre.
A pecuária com bom desempenho e alto lucro é promovida não só com a ração adequada no cocho. Além da alimentação, o uso de suplementos é essencial para se adquirir as arrobas desejadas no planejamento.
A prevenção de doenças, desde a aplicação de vacinas, seguindo o calendário sanitário, até o monitoramento de parasitas do pasto também faz parte.
Complemente o ganho de peso com os suplementos
Antes de mais nada, quando for comprar um suplemento, se atente às seguintes informações:
- Adquira apenas produtos de empresas fornecedoras de confiança;
- Os produtos precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA);
- A data de validade precisa estar sempre dentro do prazo antes da compra e estampada do lado de fora da embalagem;
- Todos os componentes do produto precisam estar descritos na embalagem;
- Modo de usar deve estar recomendado na embalagem;
- Contato do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) deve ser real e em casos de dúvidas sobre o produto, você pode contatá-lo.
- A embalagem não pode prejudicar o conteúdo. Por isso, caso receba o pacote estufado, mofado ou com o produto molhado por dentro, entre em contato com a empresa.
Sal mineral e Sal proteinado: como preparar ração para gado de corte
A escolha do sal mineral é uma dúvida frequente dos produtores. Esse elemento auxilia no ganho de peso vivo do animal devido aos componentes que não são encontrados na ração e no pasto. Porém, onde e como obter um sal mineral que corresponda às expectativas nutricionais do gado?
A concentração dos minerais que compõem esse sal é o que fará a diferença na sua produtividade. Se o seu pasto tem deficiência de fósforo, o sal deve ter maior concentrado desse elemento. E assim por diante, como cálcio, potássio, magnésio, sódio, entre outros.
O consumo apropriado para garantir uma boa engorda e nutrição, que previne doenças graves.
Para saber como oferecer, acesse: Quantidade ideal de sal mineral para bovinos.
Virginiamicina
Um dos principais compostos para a nutrição do gado, chegou ao Brasil em 2006. A virginiamicina a pasto, promove a engorda e evita a perda de peso.
O composto é uma tecnologia que permite ao animal uma melhor performance dentro das condições oferecidas pelo produtor e com entrega de um bom resultado. Ainda, melhora a imunidade.
O uso no Brasil está regulamentado de acordo com a instrução normativa nº 26, conforme estabelece o Ministério da Agricultura pecuária e Abastecimento (MAPA). Classificada como antibiótico não ionóforo, foi descoberto na Bélgica na década de 50.
Para saber se está adquirindo o produto adequado, confira sempre a empresa fornecedora, tire as dúvidas com os vendedores, indicações sobre como oferecer e como armazenar o produto a ponto de não perder a eficácia. Pesquisa referências e conversa com outros produtores sobre a recomendação.
Saiba mais: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los.
E para mais dicas sobre produtividade, acesse nosso canal: Boi Saúde no YouTube.