fbpx

Estação de monta: melhore a reprodução da sua propriedade

Crie uma estação de monta para sincronizar a faixa etária dos animais e facilitar a comercialização. Mais dicas você confere na dica de hoje da Boi Saúde. Acompanhe!

 

 

Qual a idade máxima de um reprodutor dentro de uma propriedade? Em muitos locais do país, ainda se usa o reprodutor para melhorar a genética do gado. Com esse animal, o produtor precisa ter cuidados específicos, principalmente ao mantê-lo em pasto separado. O touro será apenas manejado no momento da cobertura das vacas e depois precisa ser levado para outro pasto.

A vida de cobertura desse reprodutor tem início em torno de 30 meses de idade até 8 anos. Alguns animais podem chegar até os 10 anos reproduzindo. O ideal é ter um reprodutor para cada 25 e 30 vacas.

 

Como criar uma estação de monta

 

A estação de monta dura apenas três meses. Pode ser entre os meses de novembro a janeiro, período das águas, ideal para a reprodução. A justificativa para a escolha desse período é simples. Durante esses três meses, o produtor tem uma pastagem de melhor qualidade, o que auxilia na fertilidade dos animais.

Para saber mais sobre as melhores épocas para a monte, acesse: Estação de monta de bovinos: quais são os meses certos

 

Saiba como fazer a estação de monta.
Saiba como fazer a estação de monta. – Foto: @pecuariabrasileira

A vantagem da estação de monta é que os animais terão a gestação e a cria na mesma época dentro da propriedade. Ou seja, o produtor terá um plantel com uma faixa etária igual, o que facilita a comercialização e o manejo.

Ainda na estação, é necessário ter um espaço para a recuperação desse reprodutor e das vacas. Essa atitude promove uma boa qualidade ao seu rebanho.

A reprodução é um dos aspectos principais da propriedade. Saber trabalhá-la de forma eficiente proporcionará sempre novos animais. Com isso, o rebanho terá uma melhora genética a cada período, de acordo com a raça e qualidade do reprodutor e matriz.

Ao investir na compra de um reprodutor, analise aspectos da saúde do animal que será adquirido. Muitas características têm traços genéticos hereditários que podem ser transmitidos a cada nova reprodução. Entre as características a serem analisadas estão: raça do animal, mobilidade, narinas, bocas, aparelho reprodutor, testículos, entre outras. Confira esta dica complementar e acerte na escolha: Como comprar um touro reprodutor

 

Dica para uma boa reprodução

 

Depois de saber como criar uma estação de monta, vamos a outro assunto que interessa: reprodução.

Falamos com frequência aqui no blog sobre a importância de oferecer nutrientes o ano todo. Na estação de monta não é diferente. Por anteceder a seca, uma dica é a utilização de fósforo e cálcio. Esses dois itens fundamentais para uma boa reprodução e fertilidade.

Além disso, quando a matriz está bem suplementada o produtor pode ficar mais tranquilo quanto uma gestação sem riscos e/ou riscos reduzidos durante o parto.

Por fim, para continuar melhorando sua produtividade com investimento de baixo custo, te convidamos para acessar nosso canal no YouTube. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×