O que será que precisamos fazer para manter o pasto nutritivo nas águas? As chuvas não são o suficiente para garantir uma boa produção. Não é porque você tem pasto durante as águas, que ele não precisa de atenção. É exatamente nesta época que você, como produtor rural, deve melhorá-lo para aumentar o peso do gado e entrar na seca com o maior rendimento possível.
Para isso, será que ao cair das chuvas, devemos aplicar adubo, fazer calagem, limpeza? Essas ações fazem parte do planejamento de uma propriedade que comercializa gado de qualidade, superando as expectativas dos compradores. Como a base alimentar do gado no Brasil é o pasto, precisamos abrir os olhos e nos dar conta da atenção que nossa pastagem exige para que as metas sejam batidas.
Como manter o pasto nutritivo nas águas
Alguns passos muito simples melhoram o pasto em qualidade e quantidade, resultando em uma engorda expressiva do rebanho. Confira abaixo quais são eles, com detalhes de como executá-los.
Adube o solo
O fim das águas, entre fevereiro e março, é a época mais adequada para fazer a aplicação de adubo, já que esse processo deve ser feito uma vez por ano. A adubação nitrogenada é uma boa pedida, já que provoca aumento considerável da produção da pastagem. A quantidade ideal de adubo é a partir de 50 quilos por hectare ao ano. Em casos de pasto para criação de gado de corte, a Embrapa recomenda entre 200 kg/ha a 400/kg/ha de adubo formulado, caso essa seja a sua escolha.
Ao aplicar o adubo para manutenção, o pecuarista tem aumento na capacidade de suporte e também no desempenho animal, o que resulta em crescimento de produtividade, conforme citamos anteriormente. Se você está em dúvida sobre qual é o melhor adubo para seu pasto, comece por uma análise de solo. Com os resultados em mãos e com apoio de um zootecnista, você vai entender quais são os elementos em maior e menor intensidade, para aplicar o melhor produto de forma personalizada.
A análise de solo tem outro benefício. Além da pastagem, esse exame feito a partir da coleta de uma amostra da terra, indica quais são os melhores suplementos que você deve oferecer no cocho para uma nutrição completa, garantindo saúde de dentro para fora e ganho de peso mês a mês. Abaixo, vamos abordar mais sobre esse assunto.
Faça monitoramento das cigarrinhas e outras pragas
As pragas que mais dão dores de cabeça para os criadores de gado se proliferam com mais facilidade nas águas. Isso significa que o cuidado tem que ser redobrado. Entre elas, estão as cigarrinhas, cujos ovos eclodem com as chuvas, provocam um ataque maior e com mais impacto na pastagem, provocando a morte do capim e causando outro problema: as ervas daninhas que competem com a forrageira, luz, água e nutrientes.
Se você se deparar com as cigarrinhas, comece o combate no mesmo dia. Quanto mais tempo demorar, maior será o prejuízo. Aprenda aqui como e o que fazer: Cigarrinha na pastagem: como combatê-la em 5 passos.
Aplique herbicidas
A solução para combater as ervas daninhas chama-se herbicida. Entre os métodos disponíveis para controle de ervas daninhas, a aplicação do herbicida nas pastagens é o mais rápido e que demanda menos mão de obra e ainda é econômico e seguro. A aplicação é necessária para eliminar as ervas daninhas que competem com o pasto, empobrecendo-o de nutrientes, impactando toda a cadeia produtiva da pecuária, ao não oferecer o ganho de peso para o gado.
Se você está passando por essa situação, resolva agora mesmo: Quando aplicar herbicida para pastagem?
Manter o pasto nutritivo não basta para aumentar o peso do seu gado
Quando as primeiras chuvas caem, muitos produtores voltam a ficar aliviados. A falta de chuvas realmente é uma fase difícil para muitos criadores de gado. Ao primeiro sinal de rebrota, soltam o gado no pasto, felizes pela recuperação de peso.
Os cuidados para melhorar o pasto no período das águas começam aqui. Monitorar a altura de entrada e saída da forrageira evita que o gado coma a pastagem, antes mesmo de dar condições para a recuperação. Cada espécie tem uma altura indicada. Se você precisar de ajuda, temos um conteúdo a respeito: Qual a altura de pasto ideal no período das águas?
Porém, o pasto sozinho não faz milagre, mesmo respeitando a altura de entrada e saída. Além do pasto, o sal tem um papel importante quando se trata de rendimento de pecuária. Durante as águas, o recomendado é oferecer o sal mineral, já que o pasto oferece menos minerais nessa época. O seu sal mineral pode ser enriquecido com o que mais falta no seu solo, a partir da análise feita também para saber qual é o fertilizante mais indicado.
O sal mineral oferecido no cocho faz com que o gado ganhe peso, a partir do consumo de nutrientes e elementos necessários para a manutenção da boa saúde, evitando doenças. Outro ponto positivo de oferecer o sal mineral para gado nas águas é chegar na seca com o organismo muito bem preparado para enfrentar a época sem pasto.
Você mesmo pode preparar seu próprio sal mineral de forma simples na sua propriedade. Clique na imagem abaixo e receba a receita com os ingredientes e modo de preparo GRÁTIS no seu e-mail.
Referências
Qual a melhor época para adubar pastagens? CPT.
CONSIDERAÇÕES SOBRE ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE DA PECUÁRIA DE CORTE EM MATO GROSSO DO SUL. Adubação de pastagens. Embrapa, Campo Grande, MS, 1998.
Embrapa orienta produtores sobre controle da cigarrinha-das-pastagens. Embrapa notícias, 2017.
Oliveira, Maurílio Fernandes de. Uso e manejo de herbicidas em pastagens / Maurílio Fernandes de Oliveira, Ivan Jannotti Wendling, Márcia Cristina Teixeira da Silveira. – 2. ed. rev. ampl. — Sete Lagoas : Embrapa Milho e Sorgo, 2019.
Foto da capa: Cleiton Santana/ Santana Agro