Qual a altura de pasto ideal no período das águas?

Oferecer uma altura de pasto adequada faz toda a diferença no ganho de peso dos animais. Assim que as primeiras chuvas começam a cair, o pasto se recupera e proporciona bons nutrientes. Porém, não basta inserir os animais em qualquer período. Esperar o momento garante melhores resultados. Para isso, aguardar a altura ideal da pastagem é uma tática indicada para recuperar o peso da seca.

Geralmente, o ganho de peso por animal ao dia é de 1,5 Kg.  O produtor pode monitorar o ganho de 50 kg por mês. Claro que diversos fatores impactam esse resultado como raça, clima, tipo de solo e espécie de forrageiras e outros. Mas ele continua sendo a principal fonte de engorda e nutrição do gado.

 

 

Altura de pasto ideal

 

Se na propriedade, o trabalho é feito com o capim mombaça, em um pastejo rotacionado e adubado, a altura de pasto ideal de entrada dos animais é de 90 centímetros. O rebanho consome até os 40 centímetros, tamanho ideal para recuperação sadia. O desafio do produtor é manter esse equilíbrio entre altura máxima e altura mínima.

O tamanho do capim pode ser mensurado com uma régua de madeira com altura de pasto entre 1 metro e 1m20cm. Marque em verde a altura da pastagem de entrada e em vermelho, a pastagem de saída. Um método simples de manejo de pastagem, sem custo e que traz grande efetividade para o produtor.

O regime de engorda a pasto tem diversas vantagens, pode ser feita em propriedades de todos os tamanhos. Tem a vantagem de se fazer desde o nascimento da cria até a terminação.

 

Como manter a boa qualidade do pasto 

 

Manter o pasto limpo é preciso. Não importa a extensão da sua propriedade, afastar parasitas, plantas invasoras e insetos que tornam o solo improdutivo é necessário.

A adubação tem um papel muito grande na produtividade da pecuária. Essencial para manter o pasto sadio, com bons elementos nutricionais, o adubo promove ganhos ao produtor. O adubo auxilia na correção e aumenta os nutrientes já existentes naquele pasto. Ainda, tem função de manter sempre a pastagem sadia, com o crescimento esperado.

 

Lotação por área

 

No geral, por viverem em grupos, os bovinos são liderados sempre por um animal. E, algumas vezes, pode acontecer brigas e conflitos por hierarquia e também pelo domínio do território. Então, manter o número de 100 animais por lote é o ideal.

Uma pastagem de capim-marandu, suporta 2,4 Unidade Animal por hectare durante o ano, em um pastejo contínuo. Ou no período das águas 2,8 UA/ha e 1,0 UA/ha na seca.

Para quem não conhece, o capim-marandu proporciona uma boa engorda, a partir de ganho de peso dos animais. Tem uma ótima produtividade no período das chuvas, com suporte de três cabeças por hectare, com ganho de peso 800 gramas por dia, aproximadamente por animal.

Para a pastagem de andropogon, a lotação de máxima de pastejo contínuo é de 1 UA/ha por ano. Já na seca 0,5 UA/ha e nas águas 1,6 UA/ha. Contudo, essas medidas são todas em pasto com boas condições.

 

Imagem: Qual a altura de pasto ideal no período das águas?
Imagem: Qual a altura de pasto ideal no período das águas? – Foto: Pixabay

E na seca? 

 

Entre as sugestões, estão pastejo rotacionado e também a silagem.

O sistema de pastejo rotacionado consiste na divisão da propriedade em piquetes onde serão colocados todo o seu rebanho de uma única vez em apenas um espaço, enquanto os demais piquetes descansam e aguardam para a futura utilização de todo o gado, fazendo uma espécie de rodízio.

Esse procedimento faz com que o gado consuma uma pastagem sadia e com alto teor nutricional. Nesse período,  as outras estão se desenvolvendo e se recompondo. Então, todas as vezes que o gado é mudado de piquete de acordo com o pastejo rotacionado, a área que receberá os animais estará com o pasto adequado e em boas condições para suprir as demais nutricionais. Para aprender a vedar o pasto, clique: Como vedar pasto.

O capim servido como silagem pode ser alternativa ao milho, quando o valor de mercado estiver muito alto e não compensando para a aquisição para o produtor. É uma alternativa para o período da seca. Quando há o sistema de pastejo rotacionado na propriedade, é possível fazer uma boa reserva para essa época do ano.

Segundo a Embrapa, dependendo da espécie do capim, se bem armazenado, pode ter validade entre 10 e 15 anos. Uma ótima alternativa é o capim-elefante desenvolvido em 2016.

 

Altura de pasto + nutrição + bem estar animal = combo de sucesso 

 

Como estamos abordando pasto nas águas, a nossa indicação aqui será sobre o uso de suplementos durante esse período. Isso significa que o processo de oferecimento de nutrição no cocho deve ser feito durante todo o ano. Infelizmente, alguns produtores, por diversos motivos, entre eles, economia, só utilizam sal e virginiamicina na seca. Mas o uso é recomendado em todas as épocas e também fases da pecuária, seja gado de corte, seja gado de leite.

O produtor que segue a combinação de oferecer pasto saudável e nutrição no cocho tem uma engorda garantida. E o bem-estar animal entra, pois animal estressado não ganha peso. Por isso, ter um bom tratamento, deixando longe choques, espetos e porretes.

A boa pecuária não tem segredos, mas requer esforço diário nos pequenos detalhes.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Manejo correto da pastagem

 
banner banner
 

2 pensou em “Qual a altura de pasto ideal no período das águas?”

  1. Queria saber qual é o melhor capim para plantar no nordeste lugar mais quente e periodo curto de chuvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week