Diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como


Saiba como agir para eliminar a diarreia em bezerros.

Dicas que podem ser aplicadas sem custos na propriedade evita doenças e proporciona bem-estar animal

Quando o bovino nasce, a imunidade é baixa, então a diarreia em bezerros nos primeiros dias de vida é normal. Porém, se o produtor se deparar com fezes esbranquiçadas, sangue ou forte odor, é necessário consultar um veterinário. O animal pode se desidratar e até morrer caso não seja tratado adequadamente. Lembre-se que o bem-estar animal é fundamental.

Sem título 4 300x202 - Diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como
Diarreia em bezerros: prevenção e tratamento são aliados do produtor

Para diminuir a diarreia em bezerros, siga três dicas simples que podem amenizar o problema na propriedade e proporcionar bem-estar aos animais  sem custos ao produtor.

Dicas para prevenir e tratar a diarreia em bezerros

1 – Se algum animal estiver doente na propriedade, isole-o dos demais para evitar  uma possível contaminação até o diagnóstico efetivo ser feito pelo veterinário e o tratamento ser realizado com sucesso.

2 – faça um controle de moscas na propriedade como um todo. Esse inseto transmite diversas doenças ao gado. As moscas se proliferam nas fezes dos animais, portanto, utilize o cocho móvel, assim pode ser trocado de lugar. Caso seja fixo, a área pode ser concretada, o que evita acúmulo de barro, lama e fezes que atraem as moscas.

3 – Assegure que o local onde os bezerros ficam esteja sem umidade e com luz solar ao longo do dia. No ambiente seco, a proliferação de fungos, vírus e bactérias é mais difícil. O excesso de lama, barro e esterco, que prejudicam o casco do animal, pois amolece essa parte da pata. Se o proprietário trabalhar com confinamento, o ideal é fazer um declive de 6 a 8% para não acumular  barro. Canaletas na lateral e ao fundo para que tenha escoamento da água também podem ser inseridas.