Desidratação dos bezerros é tratada com soro; veja receita


Entenda como fazer um soro alcalinizante para bovinos e evitar a desidratação dos bezerros.

É muito comum a diarreia acometer os bezerros e é principal causa de óbito. As causas são diversas, principalmente pelo bezerro ainda não ter a proteção natural formada, por isso bactérias, protozoários e outros transmissores causam a doença mais facilmente nesses animais recém-nascidos. Durante essa diarreia, o bezerro perde diversos nutrientes importantes para a imunidade e crescimento como sódio e potássio. Quanto antes o produtor oferecer um soro para tratar e repor esses componentes, mais rápido o animal será curado.

Tratar a desidratação dos bezerros evita problemas de saúde

Tratar a desidratação dos bezerros evita outros problemas de saúde

Soro alcalinizante trata a desidratação dos bezerros

Esse soro auxilia na hidratação e também na reposição de alguns nutrientes perdidos. Faça uma mistura com:

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • meia colher de sopa de sal de cozinha;
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;

A dosagem a ser oferecida é de quatro a sete litros desse soro por dia. A mistura pode ser servida em baldes ou, caso ele esteja muito debilitado,  direto na boca, mas sempre com cuidado para não causar mais estresse.

Uma dica é deixar a receita de fácil acesso na propriedade, principalmente se houver atuação de matrizes. Muitas vidas podem ser salvas com um custo muito baixo, além de evitar o sofrimento do animal que fica fraco e debilitado. Outra vantagem do soro é evitar o tratamento com medicamentos aplicados na veia do animal. Além do custo ser maior, o manejo exclusivo desse bezerro precisa ser feito. Por isso, a observação diária do gado é importante, pois ao notar qualquer comportamento ou vestígio anormal que surgir no rebanho logo no início, pode prevenir grandes prejuízos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue no blog, acesse: Diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como.