fbpx

Cerca elétrica para gado: cuidados e como usar

O uso da cerca elétrica para gado é comum, devido ao custo e facilidade. Os benefícios são vários e garante que processos, como o pastejo rotacionado, funcione de forma garantida. Quer entender como implementar esse processo na sua lida? Acompanhe as orientações da Boi Saúde nas próximas linhas.

Muitos produtores utilizam a cerca elétrica para evitar que animais fora da propriedade adentrem o local. Ainda, tem o objetivo de preservar as plantações e também de evitar o contato do gado com bichos de outras espécies, até os mais selvagens, como javalis e onças, por exemplo. Outro motivo de uso da cerca elétrica para gado é impedir que o rebanho ultrapasse limites ou entre em outro lote.

Se você está em dúvida sobre aderir ou não a esse formato de cerca, tire suas dúvidas aqui mesmo com a Boi Saúde.

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Como usar a cerca elétrica para gado na pecuária

 

Na pecuária, um dos usos mais efetivos fa cerca elétrica é no pastejo rotacionado. O foco é manter o gado naquele local estabelecido e que os bovinos não invadam as demais áreas que estão em recuperação e preservação para uso futuro.

Se você quer implementar esse tipo de pastejo na propriedade, mas não sabe como começar, a Boi Saúde te dá uma força na dica: Pastejo rotacionado atinge ápice nutricional do capim. 

Existem três tipos de cerca elétrica para gado:

  • Temporária: que pode ser mudada de lugar, sempre que necessário;
  • Permanente: instalada de forma fixa, sem possibilidade de mudança de local;
  • Sobreposição: que tem duas barreiras. A cerca convencional e a elétrica.

Qual a melhor para a sua propriedade? Só você poderá responder. Em primeiro lugar, leve em conta o custo. Em segundo lugar, confira se o modelo irá atender às suas necessidades de produção. Se está em dúvida, consulte as empresas especializadas ou até mesmo um zootecnista.

 

Cerca elétrica para gado
Cerca elétrica para gado auxilia pastejo rotacionado. – Foto: Belgo Arames.

Qual o melhor: cerca elétrica para gado ou arame farpado?

 

Conforme pontuamos anteriormente, a cerca elétrica tem uso positivo. Já o arame farpado, causa machucados e feridas, que podem atrair moscas e outros insetos e ainda propagar doenças que causam grandes transtornos aos bovinos e ao produtor.

Se você está pensando que os choques da cerca elétrica também machucam, a frequência elétrica deve ser baixa, a ponto apenas de causar um susto no gado. E não ferimento ou qualquer outro dano à saúde daquele animal.

Uma vez que o gado encosta e toma o choque, não irá mais forçar a passagem. O indicado é não exceder 70 pulsos por minuto. 

Várias empresas são especializadas na instalação de cerca elétrica para gado. Basta checar a extensão do pasto, a partir de medição. E ter em mente qual o objetivo da instalação.

Solicite sempre referências. O trabalho precisa ser muito bem feito para ter os resultados esperados. Caso você faça parte de alguma cooperativa ou associação pecuária, peça indicações de empresas que façam esse tipo de serviço.

 

Pastejo rotacionado com cerca elétrica

 

Um dos métodos para se ter pasto nutritivo e evitar a falta desse alimento na seca é o pastejo rotacionado.

Ao dividir o pasto em piquetes, o gado fica apenas em um deles, enquanto os demais se recuperam. Geralmente, a área é dividida em quatro espaços com a mesma dimensão.

O importante é sempre respeitar o número de animais de acordo com o lote. Quando ultrapassa o recomendado, o pasto não tem condições de se recuperar, o que pode trazer mais custos no momento do manejo da forrageira.

E convenhamos, amigo produtor, recuperar pasto é um trabalho que exige mão de obra e custos extras.

Para implementar o pastejo rotacionado da melhor forma, estude os processos indicados nas dicas da Boi Saúde:

 

piquete com cerca elétrica
Piquete com cerca elétrica para gado evita que o gado entre em outros lotes. – Foto: Isolar Cercas

Número de animais por lote e separação por cerca elétrica

 

O ideal é que não ultrapasse 100 animais por lote. Esse número tem várias justificativas. Em primeiro lugar, já citamos acima. O pasto consegue se recuperar e não entra em degradação. Quando o gado come a pastagem até o talo, sem condições de rebrotar, a recuperação é mais difícil.

Em segundo lugar, fica mais fácil tocar o gado, fechar e até fazer o monitoramento diário tão indicado. Ainda, se o seu rebanho estiver em fase de crescimento, comece a estudar a contratação de mão de obra. Um funcionário para cada 100 bovinos é suficiente para que a lida fique em dia e a produção atinja a produtividade esperada.

Separar o gado em lotes também evita os conflitos. Que produtor rural nunca se deparou com gado em confronto? A disputa pela liderança do bando acontece com mais frequência do que se imagina.

Além de fazer a descorna, a separação de lotes evita as brigas e acidentes graves em consequência delas.

Aqui, a cerca elétrica tem uma função. Faz com que o gado não ultrapasse os limites da área delimitada. E quando não entra nos lotes, tem o manejo adequado como aplicação de vacinas, pesagem, controle de parasitas e outros.

 

Estude seu caixa antes de fazer qualquer investimento

 

O desejo de melhorias está sempre presente nos produtores que têm a intenção de expandir o rebanho e, consequentemente, o lucro.

Entretanto, faça com os investimentos com cuidado. Antes de sair passando o cartão, verifique se o preço cabe dentro da sua realidade financeira do momento.

Fazer alguns esforços de economia vale bastante. Só não corte o essencial que realmente faz a diferença no negócio. Por exemplo, ração, vacinas e insumos.

Já pensou em colocar tudo em uma planilha para entender qual a sua receita e saída do mês? Dessa forma, fica mais seguro começar a investir em melhorias, como a cerca elétrica.

Confira nesta dica como fazer o preenchimento e ainda, adquira um modelo grátis para melhor controle financeiro: Como preencher uma planilha de controle de gado?

 

Não esqueça do básico!

 

O que significa o básico da pecuária, se a nossa atividade tem tantos detalhes?

O básico, amigo produtor, é manter o cocho abastecido com a ração que fará a diferença na qualidade final do seu produto. Mesmo no momento de dificuldade financeira, faça um esforço para manter o mínimo de qualidade daquilo que você oferece como alimentação do gado.

Se quiser um resultado mais rápido e ser destaque de produção, complemente a ração com suplementos essenciais para evitam que o gado perca peso. Tem ideia de quais são eles?

O sal é o principal deles. Como existem dois tipos que são mais usados na pecuária: o proteinado e o mineral, você pode utilizar os dois. Nunca no mesmo cocho porque a dosagem de cada um deles é diferente.

Caso queira usá-los em épocas diferentes para não confundir, tome nota da orientação: sal proteinado na seca e sal mineral nas águas. Isso mesmo que você leu, sal o ano todo!

Dessa forma, seu gado ficará nutrido e não tem risco de perder o peso conquistado na falta de pasto.

Acabe agora mesmo com o problema de falta de sal e faça na sua propriedade. Você produz o seu próprio sal proteinado e garante todos os benefícios para seu gado. Clique aqui e receba a receita grátis com o passo a passo de como fazer o sal proteinado. 

 

Continue seu progresso de aprendizado

 

Essa dica contribuiu para seu conhecimento na pecuária?

Deixe seu comentário com a sua cidade e o tipo de gado que você cria!

Para mais dicas sobre pecuária, acesse o nosso canal: Boi Saúde no YouTube. Toda segunda-feira, acompanhe as nossas conversas ao vivo com sorteios. Para não perder nenhum conteúdo, inscreva-se no canal e ative as notificações.

 
banner banner
 

Quais os tipos de cerca elétrica para gado?

Existem três tipos mais utilizados: a temporária, a permanente e a sobreposição.

Qual o melhor tipo de cerca elétrica para o gado?

Depende das condições financeiras do produtor e também a que irá atender as necessidades naquele momento.

Qual a finalidade da cerca elétrica na pecuária?

Evitar que o gado ultrapasse a área da propriedade e também avance em pastos que estejam em fase de vedação e descanso.

Qual o melhor para o gado: cerca elétrica ou arame farpado?

Cada um tem seus prós e contras. Avalie qual deles mais se encaixa na sua produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*