Como lidar com gado bravo

O produtor que nunca lidou com um boi bravo que atire a primeira pedra. Isso mesmo, é muito comum nos deparamos com relatos de colegas que entraram em alguma situação de perigo com a boiada, não é mesmo? Nós que lidamos com o gado no dia a dia, sempre corremos algum risco. Por isso, para sua proteção e um manejo efetivo, vamos abordar nesta dica como lidar com gado bravo.

Diversos motivos podem provocar a agressividade do gado. Com isso, é fundamental prestar muita atenção sobre a forma de manejo de todos os envolvidos na produção. Muitas vezes, a forma como o gado é tratado pode estimular algum ato de violência. Nós da Boi Saúde sempre orientamos e conscientizamos os produtores sobre o bem-estar animal. Tratar o gado com agressões e atitudes que causem medo e provoque o receio de contato com humanos é inadmissível.

Na lida, não use espetos, choques, barras de ferro. Desde o nascimento, o bezerro deve ser acolhido com afeto e ter segurança de que o ser humano está ali para promover bons cuidados. Os bovinos são animais que tem memória, ou seja qualquer atitude que cause dor ou medo, terão ações que podem causar dificuldade na lida e até ataque aos responsáveis pelo mau trato ou se defender.

Mas quando se adquire animais adultos, que já chegam com comportamento agressivo, é possível adotar algumas alternativas para tornar sua produção menos perigosa.

 

Como lidar com gado bravo
Saber como lidar com gado bravo garante a segurança dos peões e vaqueiros. – Foto: Rubens Ferreira/@fotodeboi

Como lidar com gado bravo

 

Há diversas ações que o produtor pode executar na propriedade na tentativa de acalmar os animais mais agressivos.

  • Estimule os peões e vaqueiros a tratarem bem os animais. A mudança deve começar com você, amigo produtor. Seja o exemplo a ser seguido na sua propriedade;
  • Monitore sempre seu rebanho. Feridas e machucados provocados em brigas ou até mesmo em cercas podem deixar o gado desconfortável e estimular a agressão;
  • Feche o gado de forma que evite estresse. Divida os bovinos em lotes pequenos e deixe sempre o líder do bando por último. Para saber mais sobre o processo, acesse a dica: Como fechar o gado sem transtorno;
  • Descorna evita alto índice de lesões em brigas no território, melhora o aproveitamento de espaço entre o cocho e também no transporte. Se você ainda não sabe como fazer o procedimento, é só seguir as orientações do texto: Descorna de bovinos evita feridas e machucados;
  • Após o fechamento do gado ou qualquer tipo de manejo, ofereça água e alimentos de qualidade;
  • No momento de deslocamento até o transporte, que costuma ser lento, não tente agilizar o processo com violência. O animal pode revidar e além de causar medo aos demais, pode ferir a pessoa de forma grave.

Já que falamos sobre transporte, o embarque de bovinos também tem procedimentos que precisam ser seguidos. Dessa forma, a segurança estará garantida, assim como seu negócio. Para se prevenir e evitar problemas durante esse processo, te convidamos a conhecer mais sobre tema no link: Como embarcar bovinos com segurança. 

E não se esqueça, amigo produtor, qualquer dúvida, é só escrever nos comentários! Vamos te responder e fazer da nossa pecuária a mais produtiva do mundo.

 
Boi Saúde Logo Preto - Como lidar com gado bravo

Sal Proteico Energético:
Evita a perda de peso e potencializa a nutrição!


2 pensou em “Como lidar com gado bravo”

  1. Eldoni Freire de Castro Junior disse:

    Dicas úteis e de suma importância na lida do campo.Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami