Capim mombaça: cultivo e vantagens

 
banner banner
 

Entre as diversas opções de forrageira, o capim mombaça está em destaque. Essa cultivar tem características que auxiliam o produtor a melhorar os resultados, proporcionando ganhos de arrobas.

Neste conteúdo, você terá acesso a informações sobre essa espécie. Então, caso esteja em busca de um novo capim, está no lugar certo!

Se você está na fase de implementação de pasto e está nos seguintes estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, você tem motivos de sobra para seguir com a leitura desse texto. A abrangência geográfica do capim mombaça está nesses estados.

Acompanhe as informações das próximas linhas e aumente a produtividade e desempenho do seu gado.

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Características do capim mombaça

 

  • Alternativa para solos com maior fertilidade;
  • Indicada para diversificação de pastagens em sistemas intensivos de produção;
  • Muito indicada para produção de leite;
  • Para o gado de corte, proporciona ganho médio de 700 kg de peso vivo/ha/ano;
  • A produção é favorecida em sistemas de Integração Lavoura Pecuária, o famoso ILP;
  • Tem resistência às cigarrinhas quando comparada a outras espécies;
  • No pasto degradado com baquiária, o mombaça pode entrar para recuperação;
  • Produz 33 toneladas de matéria seca por ano, a cada hectare.

 

capim mombaça
Aprenda as características do capim mombaça. – Foto: Vila Verde

O valor nutricional do capim mombaça

 

Os produtores que desejam substituir o capim elefante, o capim mombaça é uma boa alternativa. Principalmente, as propriedades que atuam com a ILP.

Uma das principais indicações de uso é no sistema a pasto e também no pastejo rotacionado. Esse último é uma estratégia que facilita a manutenção do pasto, evita a infestação de parasitas e, dependendo do cuidado, fornece alimentação durante a seca.

Saiba mais sobre essa técnica:

Voltando ao capim mombaça, pelo índice de proteína ser 13,4% é uma boa opção para a pecuária de leite. Entretanto, fique atento se as características do solo correspondem com o que a forrageira pede para ter um resultado efetivo.

 

Como plantar capim mombaça

 

O ideal é para esse tipo de forrageira é o cultivo em solos arenosos ou ardilosos. Outro fator importante é o nível de fósforo, que precisa ser entre 3 e 5 ppm.

Você pode utilizar uma plantadeira ou fazer o plantio de forma manual mesmo. O importante é estar atento a uma profundidade entre 0,5 e 1 centímetro.

A produção se dá da seguinte forma: 60% no período das águas e 40% na seca. Claro que na época de chuvas, a qualidade nutricional é maior. Dessa forma, foque bem no manejo para usufruir de todos os benefícios que essa espécie proporciona.

Na colheita, fique atento na altura. Entre 60 a 80 centímetros de altura é o ideal para inserir o gado. E ao chegar aos 30 centímetros, prepare o momento da retirada para garantia de rebrota.

 

 

Capim mombaça para cavalos

 

Os equinos também podem fazer uso do capim mombaça. No entanto, sirva-o sempre verde.

Ao consumi-la já madura, o refugo pode acontecer e, consequentemente, a degradação do pasto.

É muito importante evitar essa degradação, amigo produtor. O custo e tempo de reparo da pastagem são altos. Portanto, fique atento sempre na manutenção, uso de adubos e fertilizantes.

Caso tenha condições, implemente a irrigação. É um processo que garante alimentação para o gado mesmo na seca.

Para adotar novos investimentos, você pode recorrer ao crédito rural. O financiamento facilita a adesão de melhorias. Mas, tome cuidado e estude bem suas finanças. Antes de aderir o crédito, estude seu fluxo de caixa. Entenda se as parcelas caberão na sua realidade.

Para isso, tenha todas as suas contas contabilizadas. Tudo o que sai e entra na propriedade, deve estar disponível para consulta. Dessa forma, você saberá o quanto gasta, o quanto lucra e a atual situação econômica do seu negócio.

Uma forma organizada de manter todas as contas em dia é por meio de uma planilha.

Insira os dados em um documento que seja fácil de atualizar e tenha-o sempre à mão. Pagou conta de luz? Atualize. Pagou funcionário? Também. Recebeu do frigorífico? Tome nota.

Agora, você tem a oportunidade de deixar um cenário de desorganização para trás.

Melhore seu fluxo de caixa com a planilha gratuita própria para a pecuária. O material já está pronto e preparado para você utilizar. Basta clicar aqui e receber a sua grátis.

 

Capim mombaça pode ser servido aos cavalos, desde que seja feito com os devidos cuidados. – Foto: Reprodução/Elisa Fortes

Mais que capim na alimentação do gado

 

Nesse conteúdo você conheceu mais uma espécie de capim. Entretanto, esse tipo de alimentação não basta para manter o aumento de peso do gado.

O alerta aqui é simples e direto. Mais que oferecer uma espécie ideal que atenda as necessidades da sua produção, o produtor precisa complementar a alimentação do cocho.

Explicamos… mesmo que seu pasto seja sempre verde, a sua forrageira a mais adequada para a sua região e seu gado, ela sozinha não dá conta de fornecer tudo o que animal necessita.

A solução está diretamente no cocho, no fornecimento de sal mineral e do sal proteinado.

Quando o boi acessa esses suplementos, fica nutrido, ganha peso, tem chances reduzidas de adquirir doenças e a meta para ganhar a arroba é batida no tempo esperado.

O manejo é simples. Você precisa apenas instalar um cocho próprio para o sal e fazer você mesmo a mistura. Ou seja, a produção pode ser própria.

Quer o passo a passo? A Boi Saúde te explica em uma receita muito fácil de ser feita. É só clicar aqui:

As duas receitas, assim como a planilha de contas, são gratuitas. Isso significa que você não paga nada por elas.

O importante é você aplicar o fornecimento do sal junto ao seu rebanho e conferir como a produtividade aumenta.

 

Aumente seus conhecimentos sobre pecuária

 

Além do tema pastagem, a Boi Saúde tem muito mais assuntos que promovem conhecimento aos produtores rurais. Conhecer mais sobre como melhorar o desempenho dos bovinos, aumenta as chances de aumento da arroba e, consequentemente, do seu lucro.

Inscreva-se no canal de vídeos e entenda como produzir mais e melhor na sua pecuária. Todo o acesso é gratuito: Boi Saúde no YouTube.

 

Referências 

Panicum maximum cv. Mombaça. Soluções tecnológicas. Embrapa.
aiba como cultivar o capim mombaça. G1 Itapetininga e região.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

×