Cama de frango é permitida na pecuária?

A cama de frango sempre é tema na pecuária. Será que o uso na nossa atividade é permitido? Existem riscos em alimentar os animais com esse material?

Portanto, nesta dica, a Boi Saúde irá te orientar a respeito do material. Com frequência recebemos perguntas sobre o uso da cama de frango. E para melhor orientação, separamos as informações com perguntas e respostas.

 

 

Dúvidas sobre o uso da cama de frango na pecuária 

 

O que é cama de frango? 

É um conjunto de material utilizado para forrar pisos das granjas. Portanto, considerado um produto de origem animal. Um dos principais usos é no chão dos galpões de produção de aves. Pode ser composto de diversas matérias. As mais comuns são feno de capim, palha de arroz e sabugo de milho triturado.

Com a circulação das aves no local, são misturados fezes, penas e restos de ração que não são separadas. Esse é o problema.

 

É permitida na pecuária?

Para alimentação dos bovinos tem o uso proibido. A Instrução Normativa nº 8 de 25/03/2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) indica que animais ruminantes não devem ser alimentados como esse material. Ainda que seja um material de baixo custo.

Em primeiro lugar, uma das justificativas é a possível contaminação dos animais pela encefalopatia espongiforme bovina. Essa doença conhecida como vaca louca causa grande impacto na pecuária. Confira: Como evitar a doença da vaca louca no gado. 

Em segundo lugar, o botulismo é outra doença que também pode ser transmitida a partir do uso desse material. Para saber mais: Botulismo bovino: a intoxicação causada por bactérias.

Como não é um material limpo e pode conter diversos resíduos, o risco de contaminação dos bovinos é alto. Sem contar que os produtos derivados de bovinos alimentados com cama de frango podem causar danos à saúde dos humanos que os consomem.

Porém, a cama de frango pode ser utilizada como adubo. Já que muitas propriedades, além de produzir gado, também foca na agricultura.

 

cama de frango - Cama de frango é permitida na pecuária?
A cama de frango não pode ser usada para alimentação dos ruminantes. – Foto: Jairo Backes

Além da doença da vaca louca, quais os outros riscos? 

 

O animal que consome cama de frango está sujeito a vários outros problemas. Entre eles, o consumo de bactérias, resíduos de inseticidas e produtos químicos. Sem contar em pregos e arames.

Ou seja, pode conter tudo o que é utilizado na produção de frangos. Justamente por não passar por uma filtragem

 

Prejuízos de utilizar a cama de frango na alimentação do gado

 

Os produtores flagrados usando a cama de frango podem perder os animais.

Os bovinos podem ser enviados ao abate pela fiscalização. O produtor, por sua vez, pode ser processado por crime contra a saúde pública. Se comprovado o uso.

As fiscalizações são feitas pelas vigilâncias sanitárias locais, em parceria com o MAPA.

Portanto, todas as denúncias recebidas por órgãos competentes são estudadas e investigadas.

 

Por que é utilizado como alimento mesmo sendo proibido?

 

Por conta dos altos preços dos insumos e ingredientes de ração. Então, consequentemente, alguns produtores optam pela cama de frango pela economia.

Porém, os riscos são altos, conforme as informações contidas nessa dica.

Uma alternativa para tentar driblar os preços da cama de frango é produzir a própria ração.

Para saber como preparar e os ingredientes, de acordo com a fase do gado e pecuária, acesse: receitas de ração para gado.

Ainda, é possível cultivar na propriedade os principais grãos.

A silagem pode ser produzida sem alto custo.

Além disso, existem diversas opções e até forrageiras que podem ser conservadas para oferecimento na seca: Produção de silagem para o gado.

 

Quais cuidados do uso da cama de frango como adubo? 

 

Como é um material considerado orgânico, é rico em nutrientes e tem baixo custo. No cultivo, aumenta a produtividade, por meio da adubação com bons resultados.

Inclusive, você pode, por exemplo, utilizar como adubo para o pasto. Mas é preciso seguir corretamente instruções. Entre elas, deixar o pasto 30/40 dias de descanso após a aplicação. Durante esse período, os animais não devem ter acesso ao local.

A orientação é do MAPA. Por ter custo abaixo e ser rica em nitrogênio, fósforo e potássio, é uma boa opção para manter o pasto nutritivo.

Confira outros alimentos que são proibidos para o gado: Intoxicação alimentar em bovinos: alimentos proibidos.

Para saber mais dicas sobre pecuária, acesse nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência:

Cama de frango: IMA alerta para uso correto do produto. Instituto Mineiro de Agropecuária.

Cama de frango é ruim para o gado. Scot Consultoria.

Pesquisa aponta cama de frango como opção de adubo de pasto. Agência Brasil.

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Cama de frango é permitida na pecuária?SAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Cama de frango é permitida na pecuária?
 

4 pensou em “Cama de frango é permitida na pecuária?”

  1. Uylha Soares de Oliveira disse:

    Parabéns sempre dando ótimas dicas e informações

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Uylha, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!

  2. LUIZ CARLOS RAMA disse:

    Parabéns pela matéria. Volte ao assunto assim que possível e com mais ênfase porque há muitas pessoas usando cama de frango na alimentação de bovinos. O que é pior, usavam cama de frango de 3 a 4 usos e agora estão usando o produto com 8 a 10 vezes.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*