Intoxicação alimentar em bovinos: alimentos proibidos

A segurança alimentar dos bovinos deve ser uma das prioridades da sua produção. Oferecer alimentos que causam intoxicação alimentar em bovinos ou até mesmo levar os animais à morte prejudicam a produtividade e causam sofrimento animal. Com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e proteger seu rebanho, vamos informar sobre os alimentos proibidos para bovinos. Dependendo do índice de contaminação, até humanos que consumirem o carne e leite desses animais podem ser afetados.

Alguns alimentos podem causar a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida mundialmente como mal da vaca louca. O poder de contaminação é tão grande que consumidores de carne de bovinos infectados chegaram a morrer, nas décadas de 80 e 90. O Brasil está livre da doença da vaca louca.

Sabemos que os bovinos são animais muito curiosos e podem ingerir plásticos, terras, lixo, entre outros. Essa ingestão pode causar botulismo, por meio de bactérias. Para saber como evitar, acesse a dica: Botulismo bovino: a intoxicação causada por bactérias.

Mas e quando o próprio produtor oferece alimentos que podem prejudicar a saúde do animal? Você sabia que existem alimentos proibidos para bovinos? Infelizmente, muitos produtores os utilizam pelo baixo preço no mercado. Mas é aquele barato que sai caro.

 

Alimentos proibidos para bovinos - Intoxicação alimentar em bovinos: alimentos proibidos
Intoxicação alimentar em bovinos: alimentos proibidos – Foto: @aloofotos

Alimentos proibidos: intoxicação alimentar em bovinos

 

Cama de frango: subproduto da produção agrícola usado como forragem no chão das granjas. É muito utilizada como adubo, pois contém palha, fezes, penas, restos da ração e cascas de grãos de arroz. O risco de contaminação é tão grande que as vigilâncias sanitárias locais fazem fiscalização para prevenir esse tipo de problema nas propriedades rurais.

As que são identificadas com camas de frango como alimentação dos bovinos são autuadas e os animais direcionados ao abate. Não que o consumo signifique a contaminação, mas indica uma possibilidade.

Farinha de carne e ossos: pelo mesmo risco de contaminação da doença da vaca louca é proibida para ruminantes e bovinos.

 

Proporcione a melhor alimentação para seu gado 

 

Amigo produtor, nunca deixe de alimentar bem seus bovinos. A alimentação é um fator muito importante na garantia de um produto final de qualidade. Além da ração que deve ter como base produtos frescos e de procedência conhecida, promover uma nutrição adequada no cocho é o mais indicado.

O papel dos nutrientes é mais do que garantir a saúde, promove a engorda e também protege contra a perda de peso na seca e aumenta a imunidade contra parasitas.

Para tirar todas as suas dúvidas, confira: A importância de servir suplementos minerais aos bovinos. 

 
Boi 777 - Intoxicação alimentar em bovinos: alimentos proibidosBoi 777 mobile - Intoxicação alimentar em bovinos: alimentos proibidos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*