Preciso ter uma balança de gado na propriedade?

Gostou? Compartilhe!

Será que a balança de gado é um item essencial para o funcionamento da propriedade? Nesta dica, você vai saber se é viável ou não ter esse equipamento.

Acima de tudo, mais que oferecer alimentos para engorda e acompanhar o progresso, é na balança que comprovamos se estamos no caminho certo.

Ou até mesmo se o gado perdeu peso. Infelizmente, quando isso acontece é porque há algum problema. Ou seja, os animais estão doentes ou a ração e a pastagem não estão dando conta do recado.

Por isso, não deixe de pesar seu gado. E a qualquer sinal de perda de peso, consulte um zootecnista para te auxiliar na solução do problema.

 

Preciso ter uma balança de gado na propriedade?

 

Mesmo nas propriedades pequenas é indicado sim ter uma balança. Não precisa ser aquela moderna, super tecnológica. Mas uma que seja suficiente para acompanhar a engorda e te informar sobre o peso daquele bovino.

Afinal, como saber se o boi já está no peso para o abate? Mesmo a olho nu, fica mais difícil saber o peso exato para a comercialização.

Ainda, acompanhar o ganho de peso desde a fase de cria te dá uma ideia e expectativa de crescimento daquele animal.

Além da balança tradicional, alguns modelos de tronco também pesam os animais. Facilita muito o manejo.

No momento de fechar o gado para aplicação de vacinas, vermífugos ou outra atividade da lida, você aproveita e aciona a balança de gado.

E caso você esteja viajando e queira saber o peso daquele determinado bovino, sem balança, basta ter uma fita métrica. Explicamos como aqui: Peso do gado pode ser mensurado sem balança.

 

balança de gado
Preciso ter uma balança de gado na propriedade? – Foto: MM Balanças

Melhor dia para pesar o gado 

 

Os dias de chuva não são os melhores para essa atividade. A lama nos animais interfere no peso, dando um número que não é o real.

Além disso, a umidade absorvida pelo couro do animal também tem possibilidade de fazer diferença no peso final.

Outra orientação é treinar bem a equipe que te ajudará nessa lida.

Manter sempre a calma é fundamental. Entretanto, cada peão e funcionário precisa saber o que vai fazer.

Com isso, distribua as tarefas por igual. Dessa forma, ninguém ficará sobrecarregado. Como resultado, sua lida terá uma excelente execução.

Saiba como proceder: Atividades e rotina do trabalhador rural.

 

Perda de peso 

 

Se na pesagem o seu gado indicar perda de peso, uma dica é checar como está o consumo de ração no cocho.

A alimentação oferecida ao gado não pode ser qualquer uma.

O volumoso e concentrados presentes têm funções que trabalham todo o organismo, nutrição e ruminação.

Entendemos que a seca é um período crítico. Nesses meses, realmente a perda de peso pode acontecer. Mas para que isso não aconteça, programe-se, amigo produtor!

Existem vários meios para propriedades de pequeno e médio porte.

Em primeiro lugar, ofereça a ração certa. Temos uma página de receitas aqui mesmo no blog para te ajudar: receitas de ração para bovinos.

Agora, mesmo com a ração, uma ajuda extra cai muito bem.

Em segundo lugar, como está o oferecimento de suplementos e aditivos no cocho? Não pense que será um trabalho extra. Pelo contrário. Basta acrescentar no cocho.

O sal proteinado é um grande aliado, assim como o sal mineral. A ureia na seca também reforça a nutrição e evita a perda de peso.

Faça seu próprio sal. Adquira a receita grátis com os ingredientes e passo a passo. Adquira aqui: quero receber a receita de sal proteinado gratuita.

Além deles, temos a virginiamicina. Um aditivo poderoso que trabalha a saúde do boi de dentro para fora. Evita doenças como acidose e ainda atua no rúmen, fazendo com que todos os nutrientes sejam absorvidos por meio de uma digestão saudável.

Caso tenha dúvidas sobre esse suplemento, neste link temos mais informações: Uso da Virginiamicina na fase de engorda de bovinos de corte.

Bom, amigo produtor, ficamos por aqui, mas no blog ainda tem muito mais conteúdo. Acesse também nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*