Propriedade e alimentação para bovinos na seca

Com o passar dos anos, cada produtor fica mais experiente para lidar com as dificuldades da seca. Ainda mais que cada temporada prepara surpresas diferentes. Para estar sempre preparado, organizar um período antes o que será oferecido, armazenando alimentação adequada e em quantidade suficiente e com métodos que preservem o pasto. Nesta dica, vamos focar na sua propriedade e na alimentação para bovinos na seca.

 

 

Como preparar a propriedade

 

Neste quesito, amigo produtor, vamos focar na pastagem. A sua estrutura física como curral, cochos e bebedouros continuam os mesmos, com os mesmos cuidados das águas.

Mas o pasto… no período das águas, é possível iniciar uma preparação para que continue verde e nutritivo mesmo na seca. Sim, é possível. Basta ter um calendário muito bem organizado e seguir as ações de acordo com as datas indicadas.

 

Vedar pasto 

Vedar o pasto é uma boa maneira de garantir forrageira com bom teor nutricional o ano todo. Nós, produtores rurais, sabemos o impacto da falta de pasto na seca e o quanto a perda da produtividade pode proporcionar prejuízos ao nosso negócio. Uma dica é se preparar e montar um planejamento para fazer a vedação no momento certo.

O momento adequado para vedar o pasto é entre o fim de fevereiro e o começo de março. A justificativa, segundo a Embrapa, é a qualidade nutricional desse capim que será vedado. Nessa época, estará no ápice nutricional. Caso tenha uma extensão de pasto suficiente para separá-la em duas partes para vedação em épocas diferentes, o resultado pode ser melhor ainda. Com essa possibilidade, vede uma parte em fevereiro e a outra em março. A primeira é oferecida em junho e julho e a segunda entre agosto e setembro. Já pensou, amigo produtor, que maravilha ver seu gado consumindo pasto de boa qualidade o ano todo?

 

Pastejo rotacionado 

O sistema de pastejo rotacionado consiste na divisão da propriedade em piquetes onde serão colocados todo o seu rebanho de uma única vez em apenas um espaço, enquanto os demais piquetes descansam e aguardam para a futura utilização de todo o gado, fazendo uma espécie de rodízio.

Esse procedimento faz com que o gado consuma uma pastagem sadia e com alto teor nutricional. Nesse período,  as outras estão se desenvolvendo e se recompondo. Então, todas as vezes que o gado é mudado de piquete de acordo com o pastejo rotacionado, a área que receberá os animais estará com o pasto adequado e em boas condições para suprir as demais nutricionais.

 

alimentação para bovinos na seca
Alimentação para bovinos na seca necessita de planejamento. – Foto: Pixabay

Compra de insumos para ração e suplementos 

Nunca deixe faltar sal no cocho, amigo produtor. Ureia, sal proteinado, sal mineral e virginiamicina fazem da seca um período menos improdutivo. Inclusive, se o produtor iniciar o oferecimento de sal e virginiamicina durante as águas e dar continuidade na seca. Dessa forma, o gado já chegará ao período com a nutrição reforçada e com menos impacto na produtividade.

 

Alimentação para bovinos na seca

 

Silagem de forrageira 

É a alimentação baseada em forrageiras verdes e conservadas, em boas condições nutricionais para alimentar o gado. Além das forragens, cana de açúcar também pode ser oferecida nesse formato e grão também. A conservação é feita a partir de uma fermentação realizada no armazenamento. Pode ser oferecida no período da seca e produzida durante as águas.

Para saber como conservá-la, clique: Como conservar silagem de forrageira.

 

Suplementação e cocho

Mais que manter o estoque em dia, oferecê-lo no cocho sempre é uma das formas que evitar a perda de peso, e consequentemente, da produtividade. Antes da seca, verifique se o cocho está em condições adequadas. Se for servir ureia, não esqueça da cobertura e dos furos para a água escoar, em caso de chuva.

 

Ração 

Aproveita as promoções. Faça estoque, como já falamos. Prepare sacos e fique atento a forma de armazenamento. Sabe a lei da oferta e da procura? Se você utiliza ração com ingredientes como milho e outros grãos, não deixe para fazer a compra na última hora. E mais ainda, faça a proporção de acordo com o consumo e número de animais. Os bovinos devem ser bem alimentados do início ao fim de seca.

Para saber mais sobre suplementação e potencializar a alimentação para bovinos na seca, acesse: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.

 
Boi Saúde Logo Preto - Propriedade e alimentação para bovinos na seca

Virginiamicina:
Alavanque os resultados a com Virginiamicina!


Um pensamento em “Propriedade e alimentação para bovinos na seca”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp