A importância em controlar a mosca do chifre

Entre todos os insetos que causam doenças nos bovinos está a mosca-do-chifre. É um parasita que causa prejuízos na produção, por isso precisa ser evitado e quando atinge o rebanho, o diagnóstico deve ser rápido.

Nesta dica, você vai aprender um pouco mais sobre como fazer o controle desse parasita na sua produção. No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Vamos lá!

 

 

Origem

 

Em primeiro lugar, a mosca-do-chifre é comum em todas as regiões do país, acomete ambos os sexos, mas tem preferência pelos machos.

 

Complicações na saúde do gado

 

Em segundo lugar, entre as complicações que a mosca-do-chifre proporciona à saúde do gado estão o impedimento do ganho de peso e, no em caso das matrizes, diminuição da fertilidade e da produção de leite.

O ganho de peso não acontece, pois o animal não se alimenta por tentar espantar as moscas que podem chegar a mais de mil em um único bovino. Além desse incomodo, a picada da mosca-do-chifre causa bastante desconforto e dor na região.

Quando o produtor se deparar com insetos na cor cinza, posicionados de cabeça para baixa e asas abertas, pode suspeitar da mosca-do-chifre. O tamanho de cada uma é em torno de seis milímetros. Então, caso veja um aglomerado de parasitas nesse formato nos seus animais, inicie o combate no mesmo dia.

 

A importância em controlar a mosca do chifre
Moscas do chifre causam desconforto aos bovinos que não se alimentam. – Foto: Reprodução Internet

Controle da mosca do chifre

 

Em terceiro lugar, para controlar a mosca-do-chifre, basta utilizar inseticida. No entanto, é preciso ter um cuidado excessivo quanto ao uso.

Como já é de conhecimento dos produtores rurais, o uso de inseticida sem controle causa danos ao meio ambiente. Além de causar prejuízos para a saúde do homem, dos animais da propriedade e também na qualidade da carne e do leite.

Por isso, o período mais indicado para o uso do inseticida é o das águas. Outro fator importante é o uso apenas acima de 200 moscas.

Existe também a possibilidade do controle biológico por meio de besouros. Por se alimentarem de fezes, eles as enterram, ao cavar túneis. Com isso, as larvas da mosca-do-chifre depositadas no solo não resistem quando entram em contato com o ar. Pois precisam de ambientes escuros e fechados para proliferação e desenvolvimento.

 

Por fim, quer saber sobre como combater parasitas? Acesse a dica: Controle parasitário em bovinos previne doenças graves. 

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

 

Não pare seus conhecimentos aqui!

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Até a próxima!

 
banner banner
 

O que é mosca-do-chifre?

É um parasita comum em todas as regiões do país. No entanto, que causa prejuízos na produção. Por isso, seu diagnóstico deve ser rápido.

O que fazer para acabar com a mosca-do-chifre?

Basta utilizar inseticida. No entanto, é necessário ter um cuidado excessivo quanto ao uso. Existe também a possibilidade do controle biológico por meio de besouros.

Qual o período indicado para usar inseticida para acabar com a mosca-do-chifre?

O período mais indicado para o uso do inseticida é o das águas. Outro fator importante é o uso apenas acima de 200 moscas.

O que a mosca-do-chifre causa na saúde do gado?

Causa o impedimento do ganho de peso e, no caso das matrizes, diminuição da fertilidade e da produção de leite. Além disso, a picada causa bastante desconforto e dor na região.

8 pensou em “A importância em controlar a mosca do chifre”

  1. Aloízio Coelho disse:

    Boa noite . O inseticida seria um pouron ? No lombo do animal ? Tratamento no coco com Diflay é aconselhado ou é jogar dinheiro fora ? Aloízio

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Aloízio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Vera Lúcia poquiviqui disse:

    Obrigada pela dica , eu já estou passando inseticida na minha criação .

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Vera, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

  3. Qual inseticida é indicado para combater a mosca do chifre?R

  4. Denise de Oliveira Melo disse:

    Parabéns por esse trabalho que vc e sua equipe desenvolvem. Sou estudante de agronomia e suas dicas já estão me ajudando a ampliar o conhecimento.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Denise, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*