Óleo queimado para mosca-do-chifre

A mosca-do-chifre é uma praga nova na pecuária brasileira. Com os primeiros relatos de prejuízos, a partir dos anos 90, causa uma série de danos ao produtor rural até hoje. O controle é essencial e aplicar o tratamento correto também. Por falar em tratamento, você já pensou em aplicar óleo queimado para mosca-do-chifre?

Em alguns regiões como o Cerrado, onde a proliferação do inseto é maior, é comum o uso de óleo queimado para mosca-do-chifre. O clima tropical e as chuvas intensas de verão são fatores climáticos que propiciam a reprodução do inseto. Por causar um grande incômodo aos bovinos devido às picadas que são doloridas, a produtividade pode cair drasticamente. O estresse deixa o animal abatido, impedindo-o de se alimentar de forma correta. Isso implica no ganho de peso estimado pelo produtor.

Quando não identificado a tempo, pode levar o animal à morte por desnutrição. Há dados que estimam que apenas os Estados Unidos perdem mais de U$ 730 milhões de dólares ao ano só por danos causados pela mosca-do-chifre.

 

Óleo queimado para mosca-do-chifre
Óleo queimado para mosca-do-chifre. – Foto: Reprodução Internet

Óleo queimado para mosca-do-chifre

 

Entre os tratamentos, existem também os alternativos. Alguns produtores utilizam óleo queimado para solução do problema. O óleo queimado era um dos ingredientes do primeiro composto formulado com ação repelente.

Não tem nenhuma comprovação científica sobre a eficácia do uso do óleo queimado para mosca-do-chifre. Mas o óleo repele as moscas já infiltradas nos pelos do bovino e impede a respiração das larvas ali depositadas.

Porém, a aplicação tem algumas ressalvas: não aplicar durante o dia. O óleo pode queimar a pele do animal. Aplicar pequenas quantidades, apenas onde há a infestação.

 

Como prevenir

 

Amigo produtor, você percebeu que o tratamento não é simples. Quando ectoparasitas acometem uma propriedade rural pequena, o produtor precisa focar no tratamento e outras atividades do manejo ficam em segundo plano.

Por isso, manter a saúde do seu animal em dia é a solução mais prática e barata. Hoje em dia, há suplementos naturais que, inseridos direto no cocho, com a ração, protegem o organismo do animal. E  lembre-se sempre que promover o bem-estar animal é um dos tópicos de sucesso para sua pecuária.

 

Para saber mais sobre o inseto, acesse a dica: A importância em controlar a mosca-do-chifre.

Referência:
Mosca-dos-chifres: aspectos bio-ecológicos, importância econômica, interações parasito-hospedeiro e controle. Comunicado Técnico Embrapa 302. SSN 0103-9458 Setembro, 2005 Porto Velho, RO.

 
Boi Saúde Logo Preto - Óleo queimado para mosca-do-chifre

Controle Parasitário Bovino:
Receita para o controle parasitário para bovinos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami