Existem diversos tipos de intoxicação que acometem os bovinos. Os sintomas podem apresentar tipos de contaminações diferentes. Saber quais são ele, facilita tratar de uma vaca intoxicada.
Essa intoxicação pode ser de diversas formas. Na propriedade mesmo, se o ambiente não for limpo e adequado para bovinos, torna-se um fator de risco.
Plantas, bactérias, lixo, sol, são alguns dos causadores. Vamos entender cada uma elas?
Como já dissemos aqui no blog, os bovinos são animais muito curiosos. Tendem a mexer em objetivos e entulhos desconhecidos. Porém, infelizmente, muitas vezes são contaminados por bactérias, parasitas e substâncias químicas encontradas em plantas.
Por isso, amigo produtor, fazer varredura na propriedade e ao redor dela, é sempre uma ação segura. Ao sinal de qualquer objeto estranho, retire-o do local. Os bovinos também podem se machucar, além dos profissionais que atuam na sua produção.
Como a vaca se intoxica?
Plantas: No Brasil, temos 50 plantas classificadas como tóxicas para bovinos. Ou seja, causam grandes danos na saúde do animal. Dependendo do grau de intoxicação, pode levar a vaca à óbito. Os ativos da planta agem rapidamente no organismo, por isso, é muito difícil a cura.
O que faz a vaca consumir plantas tóxicas? Fome! Se seu animal não está sendo nutrido e saciado, ele irá procurar fontes alimentares em outro lugar fora do cocho. Confira a dica exclusiva sobre o assunto: O perigo das plantas tóxicas na pecuária.
E se estiver precisando de orientação sobre preparar a ração, acesse nossa página: receitas de ração para bovinos.
Botulismo: Muitos pensam que é uma infecção. Mas o botulismo é uma intoxicação. A causa é a absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Ocorre quando os bovinos são criados em pastagens deficientes em fósforo. Ou quando recebem suplementação alimentar inadequada. Clique e saiba mais: Síndrome da Vaca Caída.
Requeima: causada por plantas, a requeima é uma intoxicação que acontece quando os animais são expostos ao sol. Entre os sintomas, estão as lesões causadas em áreas de pelagem menor e também as mais expostas à luz solar. Muitas vezes, essas lesões são acompanhadas por bicheiras e outras infecções. Fique por dentro: Requeima em bovinos é causada por intoxicação.
Vaca intoxicada tem alimentação ineficaz
A maioria dos casos de vacas intoxicadas é a falta de alimentação adequada. Quando está desnutrida, mesmo com ração em grande quantidade, há deficiência de nutrientes essenciais. A ração e pastagem por si apenas, são insuficientes. Como resultado, não conseguem fornecer o que realmente essas vacas precisam para estar com o organismo saudável. Portanto, não produzem de acordo com o esperado pelo produtor.
Principalmente, as vacas produtoras de leite e responsáveis pela reprodução precisam ter o fósforo e o cálcio como principais nutrientes, inseridos todos os dias na alimentação. Essa introdução evita todos os problemas citados acima, além de outros.
A vaca intoxicada pode significar uma perda para o produtor. Além disso, dependendo da doença, pode ser transmitida a outros animais. Já pensou seu rebanho todo contaminado?
Isso significa que investir em sais minerais, proteinado e virginiamicina que são ricos não só em cálcio e fósforo, não é algo em vão. Pelo contrário. Todos os seus animais estarão fortalecidos, com peso em dia, protegidos de dentro para fora contra diversos parasitas e doenças que impedem que a pecuária brasileira avance cada vez.
E para fazer seu próprio sal proteinado, aprenda com a receita: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.
Quer ter acesso a mais dicas? Confira nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.
Quais os sintomas de intoxicação em vaca?
Quando a intoxicação é por requeima, entre os sintomas, estão as lesões causadas em áreas de pelagem menor. Já, quando se trata de plantas tóxicas os sintomas variam de acordo com a planta ingerida, porém, convulsão, mugidos extremos, queda súbitas e tremores são alguns indícios. Por fim, o botulismo causa perda de peso, paralisia muscular, que afeta primeiramente pernas, depois pescoço e cabeça, indigestão, queda na produção de leite e mastite.
Qual medicamento para intoxicação bovina?
A maioria dos casos de vacas intoxicadas é a falta de alimentação adequada. Quando está desnutrida, mesmo com ração em grande quantidade, há deficiência de nutrientes essenciais. Ou seja, prevenir é melhor que remediar.
O que pode causar a vaca intoxicada?
Existem diversos tipos de intoxicação que acometem os bovinos. Na propriedade mesmo, se o ambiente não for limpo e adequado para bovinos, é um fator de risco. Plantas, bactérias, lixo, sol, são alguns dos causadores.
Requeima em bovinos é causada por intoxicação?
A requeima é uma intoxicação por plantas que acontece quando os animais são expostos ao sol. Entre os sintomas, estão as lesões causadas em áreas de pelagem menor e as mais expostas a luz solar.
Olá,minha vaca começou a ficar com dificuldade pra caminhar, parecia q tinha cãibras,e quando ia caminhar caia,mas conseguia se alevantar, agora caiu e não se alevanta mais,pois encolheu as patas trazeiras, como se tivesse encolhido os nervos das patas.
Ela tenta se levantar, mas as patas trazeiras estão encolhidas.
O quê fazer?
Olá Denise, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!
Aqui onde moro os pecuarista tem o costume de dar cama de aviário de engorda para o gado, isto pode causar intoxicação?
Olá Gabriel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Bom dia!!!
Posso comer a carne de uma vaca que se intoxicou com uréia ?
Olá Ricardo, esse tipo de carne não pode ser ingerida, pois pode correr o risco de provocarem sérios problemas de saúde.
Bom dia! Minha vaca criou tem 2 dias estava bem e derrepente caiu e não levata mais, está ofegante e com a barriga muito inxada, o que pode ser e qual remédio usar?
Olá Joelma, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança!
Bom dia. Sintoma de hipocalcemia pós parto. entrar com soro glicosado na veia e antiinflamatório urgente. A resposta é imediata
Olá Dulio, obrigado pelo seu comentário amigo pecuarista, continue nos acompanhando!
Eu gostaria de saber se o meu garrote está intoxicado. A barriga está fazendo um barulho, está evacuando muito, e apareceu com o couro avermelhado. O que pode ser?
Olá Neyana, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!
Parabéns pelo post! Estou adorando os conteúdos do seu
site.
Olá Diogo, muito obrigado! Conte conosco para as melhores dicas da Pecuária!!
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Olá Fernanda, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!