fbpx

Como eliminar parasitas no gado na época das águas

A época das águas é a salvação para os produtores. O pasto abundante e de qualidade garante a engorda e a recuperação das arrobas perdidas durante a seca. Mas nem tudo são flores. Existem vilões de prontidão que podem acabar com toda a produtividade e que são muito comuns nessa época: os parasitas no gado.

Causadores de grande prejuízo na pecuária de corte e de leite, os parasitas provocam diversos problemas que prejudicam a saúde do gado, impactando diretamente o ganho de peso. Em casos graves, infestações de grandes proporções afetam diretamente o lucro, já que impossibilita a comercialização do rebanho.

A prevenção é a principal forma de manter esse problema longe da propriedade. Os métodos são diversos, uns mais práticos e outros demandam mais tempo, mas o controle e eliminação precisam ser executados.

 

 

Quais são os parasitas que mais atacam o gado? 

  • Moscas dos chifres e mosca dos estábulos;
  • Carrapatos;
  • Vermes;
  • Bernes.

Cada um dos parasitas acima provoca um impacto diferente e o pior é que o gado pode ser atacado por mais de um deles ao mesmo tempo. Todos eles estão presentes no ambiente e quando atacam o gado, mais que a perda de produtividade, causam desconforto e dor. Sem contar que quando estressados, os bovinos não comem, o que afeta diretamente o peso na balança.

E para não perder todo o investimento aplicado, quando se trata de parasitas na pecuária, a prevenção é literalmente, o melhor remédio.

Como eliminar parasitas do gado na época das águas

De acordo com a Embrapa, os parasitas causam um grande problema sanitário, com redução de 20% no ganho de peso, isso sem colocar na conta, os investimentos em produtos para o combate. E mais ainda, o trabalho de fechar o gado para aplicação, além da limpeza do pasto que precisa ser feita.

Mas o mais alarmante é que a prevenção é a principal arma para se evitar todos os prejuízos que os parasitas causam no gado e, como consequência, afetam o lucro. E em casos graves, pode deixar o caixa da propriedade negativo.

Como não queremos que isso aconteça, vamos focar na prevenção de parasitas do gado de forma prática, sem que essa atividade afete a rotina da lida.

E por que estamos te chamando atenção para combater os parasitas do gado nas águas? Porque é nessa época que acontecem os picos de infestação. Inclusive, devido a isso que é recomendado que os bezerros nasçam na seca, para evitar ao máximo a contaminação por parasitas.

Prevenção de parasitas do gado nas águas 

Existem muitas formas de prevenção dos parasitas. Para os carrapatos existem os carrapaticidas, que precisam ser trocados de tempos em tempos para continuar a dar efeito. Nesse caso, o gado precisa ser fechado, tomando tempo do produtor. E quanto mais cabeças, maior o período para aplicação. Quando se trata de vermes, os vermífugos são necessários. E para evitar as moscas, a prevenção é feita de outra forma. Ou seja, para esses principais parasitas do gado, existe uma forma de prevenção. Mas agora é possível preveni-los todos juntos, com um único produto.

Imagine agora você protegendo seu gado contra carrapatos, vermes, moscas e bernes, sem precisar aplicar produtos e fechar o gado? Pode parecer impossível, mas não é. Com o Total Protec, um núcleo medicamentoso para bovinos que atua no controle e prevenção de ecto e endoparasitas, como o carrapato, bernes, vermes e a mosca-dos-chifres.

E o melhor, te contamos agora: a ação é diretamente no cocho. Ou seja, você não terá trabalho nenhum, a não ser abastecer o cocho com o sal ou ração e misturar o Total Protec junto. Dessa forma, o consumo está garantido, assim como a proteção.

Com isso, você terá mais tempo para atuar em demandas focadas na engorda do gado, sem se preocupar com uma possível contaminação, já que seu gado estará protegido de dentro para fora. E mesmo oferecendo o produto, não esqueça de fazer a manutenção do pasto e a limpeza com certa frequência para que as infestações não causem problemas para outros animais na propriedade e também afete a qualidade da forrageira.

Saiba mais:

Complemente a proteção contra parasitas do gado 

Se um rebanho que está forte e saudável é infestado por parasitas, os danos são menores. O fortalecimento do organismo dos bovinos acontece no dia a dia e é resultado daquilo que é oferecido no cocho. Por mais que o pasto seja de qualidade, nem sempre oferece todos os nutrientes necessários para a prevenção de doenças e manter o desempenho crescente.

Por isso, ter sal no cocho o ano todo é fundamental. O mais indicado é sal mineral nas águas e sal proteinado na seca. Esse combo é o sucesso de muitos pecuaristas que conseguem ter alta produtividade. O fornecimento do sal no cocho é simples assim como o Total Protec.

Aprenda como fazer o sal mineral com uma receita grátis. Basta clicar na imagem abaixo e receber no seu e-mail:

 


banner banner
 

 

Foto da capa: Fazenda Santa Emília III

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*