As palhadas, que são os restos da lavoura, podem ser utilizadas na alimentação dos bovinos? É muito comum, as sobras da colheita ficarem espalhadas pela plantação.
E como muitas propriedades no Brasil atuam em mais de uma área no agronegócio, produtores ficam em dúvida se podem ou não oferecer as palhadas da lavoura na alimentação dos bovinos.
Geralmente, as lavouras de grãos deixam sobras após a colheita. Isso é tentador para o produtor de gado, que busca sempre alternativas para economizar.
Já que muitos insumos são importados e o dólar, nos últimos anos, está com a variação cambial em alta. Então, manter um gado saudável e bem nutrido é algo desafiador em meio a um cenário econômico instável como o brasileiro.
Uso das palhadas da lavoura na alimentação dos bovinos
Esses grãos, sobra da lavoura, não são a melhor opção de alimentação para o gado. Os grãos não contém quantidade suficiente de proteína e carboidrato para garantir o ganho de peso e oferecer a nutrição que os animais precisam.
Por isso, não é aconselhado oferecer palhadas da lavoura pura. Mas para aumentar o volume da ração e balancear os nutrientes, podem ser incluídas no cocho.
Caso o produtor tenha uma colheita com sobras de milho para gado de corte, arroz, aveia, trigo, feijão e soja, todas têm potencial de acréscimo na ração. Contudo, e reforçando o alerta, apenas na mistura da alimentação, e não servidos puros.
- Palma forrageira: receita de ração para gado de baixo custo;
- Ração para gado barata: como preparar?;
A melhor receita nutricional, baseada na engorda é ração, sal mineral, sal proteinado, pastagem e água. Alguns aditivos como a virginiamicina também fazem parte do combo da pecuária que dá lucro.
Esses itens, se usados com qualidade e de forma correta, garantem a boa produtividade em todo o negócio. Porém, algumas medidas econômicas podem ser tomadas, como as palhadas na alimentação do gado.
Quer conhecer outra alternativa para a alimentação do gado? Acesse a dica: Acesse a dica: bagaço de cana para bovinos.
Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube e assista nossos vídeos focados em pecuária.