É muito comum as pessoas que atuam com pecuária ouvir que o gado de leite não é lucrativo, ou seja aquele que não dá dinheiro. Será que é verdade? A Boi Saúde vai te explicar nesta dica se a bovinocultura de leite vale a pena.
E mesmo se você não atua com esse tipo de produção, vale a pena a leitura. Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?
Nos últimos anos, muitos produtores trocaram o gado de leite para o gado de corte aqui no Brasil.
Nós da Boi Saúde, temos consciência dos desafios que a bovinocultura de leite tem.
Existe a necessidade de instalações mais complexas que o gado de corte.
O que é necessário para o confinamento do gado de leite, por exemplo, você pode conferir na dica: Confinamento de gado de leite.
E de forma geral, indicamos a leitura: Estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira.
Outro fator que é bem impactante é o sobe e desce do preço do leite no mercado durante o ano.
Apesar de tudo isso, é possível sim atuar com pecuária leiteira e ter bons lucros. Quer saber como?
Dicas para ter lucro com a bovinocultura de leite
O primeiro passo é ter tratar a propriedade que produz e comercializa leite como uma empresa.
Se o leite é comercializado pela quantidade em litros, é muito importante que o custo fique bem abaixo da receita que você tem do laticínio.
Para isso, temos uma sugestão.
Você já pensou em fazer a sua nutrição a base de cana de açúcar? Existem bons benefícios, entre eles, o custo que é menor quando comparado com as demais opções de alimentos.
Agora, se você comercializa o leite por quilo, o que é muito comum quando se trata de qualidade, verifique se o investimento em tecnologia tem um custo menor que a receita que você vai receber.
E quando citamos a tecnologia na bovinocultura de leite, a ordenha mecânica está entre as opções. Não deixe de saber mais: Ordenha mecânica: saiba tudo sobre.
Dica de ouro
A principal sugestão dessa dica é colocar valor agregado ao produto que você tem e produz na sua propriedade.
Você pode produzir queijos, inclusive alguns tipos estão cada vez mais valorizados no mercado, como o canastra, por exemplo.
Além de produtos láteos. Mesmo com a necessidade de estrutura extra, pode melhorar e muito a receita de todo o seu negócio.
E fica o lembrete: não descuide em nenhum momento do manejo do seu gado.
Isso envolve muito mais que boa alimentação e nutrição.
Na bovinocultura, adequar a temperatura e proteger os animais do frio e do calor é fundamental para uma boa produção em qualidade e quantidade.
Sem contar com a higiene que é princípio básico da atividade não só para os consumidores, mas para os trabalhadores que atuam no local.
Para complementar o assunto, confira mais dicas complementares:
- Cuidados no manejo do gado de leite;
- Boas práticas leiteira: como garantir a saúde do ordenhador;
- Higiene na ordenha: o que fazer antes, durante e depois;
E por último e não menos importante, não deixe de conferir a receita de ração para gado de leite que a Boi Saúde preparou exclusivamente para você ter mais resultados: Ração para gado de leite: aprenda como fazer.
Boa noite gostaria de saber sobre o composto de sal mineral feito pela pecuária
Olá Marcia, para mais informações contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC
Boa noite, faço a alimentação do rebanho de leite, com silagem de capiaçu, no cocho, e ração concentrado no momento da ordenha, mais as vacas, seguem com uma media, muito baixa, será que devo complementar, com mais algum nutriente?
Olá Thiago, obrigado por nos acompanhar, para mais informações contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC
Muito bem explicada as dicas, lembretes e ensinamento.
Olá Marcos, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!
Bom dia Amigo tô com uma vaca 3 cria de uma hora pra outra começou a emagrecer come bem não tá remoendo bem eu acho que comeu plástico o que fasso?
Olá Joaido, no link a seguir temos uma dica que pode lhe ajudar bastante, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/apetite-depravado-em-bovinos-faz-com-que-gado-coma-terra-plastico-ou-madeira/