Confinamento de gado de leite

O confinamento para gado de leite tem muitos benefícios. Garante o aumento de peso e promove uma produção e qualidade de leite adequada. Uma das vantagens do confinamento é a facilidade de manter a higiene sempre em dia. E a desvantagem é o custo de instalação do barracão e também maquinário, caso opte por ordenha mecânica.

 

Alimentação de vacas confinadas 

 

As alimentações mais comuns servidas no cocho são silagem, cana de açúcar, ureia e concentrados. Para saber como servir cana, acesse a dica: Como servir cana para bovinos.

A produção de leite depende de alimentação balanceada, mas também de um consumo de água adequado. Se na pecuária, a água é fator importante, imagina quando se trata de leite, que é um dos ingredientes principais. Para garantir uma boa produtividade, confira a dica: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto.

 

Confinamento para gado de leite
Confinamento para gado de leite. – Foto: Marcelo Rigueira

Bem-estar animal 

 

O confinamento do gado de leite promove um maior bem-estar animal. Em regiões com altas temperaturas, é possível instalar ventiladores e climatizadores nos locais onde os animais ficam. Com isso, garante uma melhora na produção e qualidade do leite. Além de garantir um bem-estar para as vacas que não estarão expostas a altas temperaturas no sol.

Ainda, como o número de animais é menor e ficam agrupados, o acompanhamento é mais fácil. Isso faz com que o manejo seja mais prático e, no caso do gado leiteiro, inibir problemas de saúde como mastite e outras infeções que acometem a produção com frequência.

 

Tipos de confinamento para gado de leite: 

 

  • Free stall as vacas ficam retidas em baias de poucos metros quadrados;
  • Tie stall baias individuais, presos a correntes. Método que inclusive vai contra os conceitos do bem-estar animal.
  • Compost Barn: deixa os animais livres no estábulo. Mesmo a vaca estando confinada, pode circular e interagir com as outras. Esse formato melhora a qualidade de vida do animal, facilita a identificação do cio e melhora os índices reprodutivos.

Acesse o canal da Boi Saúde no Youtube 

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week