Como fechar o gado sem transtorno


Entenda como fechar o gado sem transtorno ao bem-estar animal.

O fechamento do gado acontece quando o produtor precisa aplicar alguma vacina ou manejo específico. Algumas táticas auxiliam a propriedade ter agilidade nesse processo e também evitar o estresse ao animal. Afinal, o bem- estar animal precisa estar presente diariamente na vida dos bovinos.

Sem título 61 300x180 - Como fechar o gado sem transtorno

Passo a passo para fechar o gado com bem-estar animal

1 – Toda vez que o gado for fechado, traga o animal para um curral menor.

2 – Poucos animais, sem lotar o curral.

3  – Deixe esses animais por um tempo nesse local e leve um a um ao tronco.

4 – Observe que em todo rebanho existe uma hierarquia. E claro, um líder. Visualize esse líder que será manejado por último. Se ele passar primeiro pelo tronco, irá liberar o feromônio, hormônio de comunicação do gado que indica perigo. Assim, os demais irão se afastar do local e ficarão mais arredios e resistentes.

5 – Passe os animais individualmente no tronco com agilidade. Não precisa ser corrido, mas a agilidade faz com que o animal não identifique o perigo. Perceba que o animal urina aos poucos, deixando um rastro de identificação de perigo para o próximo.

6 – Assim que terminar o manejo, leve o gado para outro pasto. Boa pastagem e água precisam ser oferecidos para que toda vez que esse animal passar por um estresse, perceber que será recompensado com um bom ambiente.

Para continuar no assunto de bem-estar animal, acesse:

Como manejar o gado com menos estresse