fbpx

Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária

Confira como melhorar os resultados na sua propriedade com bem-estar bovino na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!

 

A preocupação e o zelo com o bem-estar do gado deve ser feito diariamente na propriedade. Ações muito comuns no dia a dia do produtor são realizadas sem a consciência de proporcionar algum tipo de dano na saúde física e emocional dos bovinos e outros animais da área. O conceito precisa estar presente na vida do bovino desde o nascimento até o abate. Além disso, ele não pode ter medo de seus criadores e tratadores. Ou seja, essa relação precisa ser baseada no respeito e confiança. O manejo que evita estresse e não usa a violência contra os bovinos e demais animais da propriedade é fator fundamental.

 

Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária
Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária. – Foto: Reprodução Internet

Em primeiro lugar, usar choques, espetos e produtos tóxicos são prejudiciais à saúde bovina. O cuidado e preservação da saúde precisam estar em primeiro lugar. Sendo assim, utilizar produtos que aliviam o estresse e facilitam o manejo é uma das diversas formas de manter o animal em estado sadio.

Em segundo lugar, sempre use também produtos naturais que não deixam rastros no organismo do bovino que o está consumindo. Muitas vezes o acúmulo de produtos tóxicos proporciona sofrimento e sérios danos na saúde. Além disso, o hormônio do estresse, o cortisol, quando liberado, prejudica o funcionamento e crescimento ideal e esperado pelo produtor.

 

Bem-estar bovino na propriedade

 

Em terceiro lugar, esse conceito de bem-estar bovino também deve ser estendido aos funcionários. Assim como os todos que lidam com o gado e estão ligados diretamente na produção. Os profissionais e familiares devem ser tratados com respeito e atenção para viverem em harmonia que será refletida na qualidade do produto que é oferecido, seja carne, seja leite.

Por isso, vamos fazer uma corrente do bem e disseminar o bem-estar entre os animais e na propriedade com todos os nossos vizinhos e amigos produtores. Afinal, não temos dúvidas que juntos somos mais fortes! E além disso, viver em harmonia no ambiente em que se compartilha é fundamental para progredir nos negócios.

Por fim, quer ficar por dentro de mais dicas sobre bem-estar animal? Acesse todos os temas relacionados ao assunto e promova esse conceito entre seus conhecidos. É só clicar: bem-estar animal/boisaúde.

Essa dica te ajudou, amigo e amiga pecuarista? Então deixe seu comentário. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em escrever sua pergunta nos comentários, pois assim que possível, iremos te responder.

 

Conteúdo em vídeo

 

Contudo, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube. Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito.

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível no canal: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, você será notificado por e-mail toda vez que um novo vídeo for inserido em nosso canal e ficará por dentro de tudo que acontece no mundo do agronegócio. Combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária”

  1. Luis Almeida disse:

    Adorei este artigo, muito bom mesmo, vou compartilhar mais vezes com meus amigos!!!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luis, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×