fbpx

Como economizar na pecuária lucrando

Lucrar com o gado é a meta de todo pecuarista. E mais que vender um gado bom e de qualidade para fornecedores certos e momentos promissores, com alta da arroba, você também pode obter lucro praticando simples economias no dia a dia da sua produção. Aprenda aqui como economizar na pecuária lucrando. 

Pequenas mudanças na rotina da propriedade que não vão afetar a engorda do gado, mas que trarão um aumento do caixa sempre são bem-vindas. A partir de orientações e treinamento do time de funcionários e de todas as pessoas envolvidas, aos poucos, você perceberá mais dinheiro na sua conta bancária que poderá ser revertido em melhorias, investimentos e proporcionar realização de sonhos para a sua família. 

 

 

Como economizar na pecuária lucrando 

Fique de olho no desperdício

Parece que não, mas muitos pecuaristas desperdiçam dinheiro com alguns itens muitos básicos como água e energia elétrica. Se você não acompanha o consumo mensal pelas faturas, pode estar entre eles.

Um cano com vazamento ou aquelas lâmpadas que ficam acesas mesmo com de dia podem estar prejudicando o seu fluxo de caixa. Mesmo que você esteja em uma situação financeira confortável, coloque como tarefa, checar como anda esse tipo de consumo na sua propriedade nos últimos meses.

Simples atitudes podem proporcionar grandes economias. Uma delas é trocar algumas telhas de cerâmica pelas transparentes. Dessa forma, ambientes internos terão luz natural durante o dia, evitando o uso de energia elétrica. No período de chuvas, deixe tambores nas saídas das calhas para utilizar na lavagem do curral e outros locais com essa água de reuso.

Aprenda aqui: Economize água na pecuária.

 

Reduza custos fixos  

Saindo dessas contas mais básicas, vamos focar agora naquelas que envolvem diretamente a produção. Especialistas na pecuária indicam que não se deve gastar mais de 70% do que se produz. Estipular um custo de produção por cabeça irá te direcionar a não ultrapassar um limite e ficar dentro sempre de uma boa margem de lucro.

Para chegar nesse número, calcule tudo o que é necessário para um bom rendimento, como sanidade animal, ração, no caso de confinamento, nutrição como sal mineral e proteinado, virginiamicina e ureia. Esses itens são indispensáveis para uma boa produção com o rendimento esperado, além de entregar um produto com qualidade. Afinal, não adianta produzir gado, é preciso ter um rendimento de carcaça adequado, o gado não apresentar carne com partes escurecidas e ter um índice de gordura aceitável pelo mercado.

 


banner banner
 

 

Utilize recursos da propriedade 

A silagem merece uma atenção extra. Na seca, esse formato de alimento pode salvar a sua pecuária, garantindo o ganho de peso. E o melhor é de baixo custo. Ainda no período das águas, separe aquele pasto extra, verde e de qualidade e comece a produzir a silagem de forrageira. Ao ser armazenada de forma correta, seus bovinos terão essa garantia para a época sem chuvas e o seu caixa, ainda deixa de investir em grandes compras de última hora, principalmente em momentos de aperto.

Para evitar que a propriedade tenha que recorrer aos grãos de um dia para outro, causando um impacto financeiro não previsto, aposte na silagem. Além da forrageira, outros ingredientes podem ser a base, garantindo um bom desempenho com pouco investimento: 5 melhores tipos de silagem para a seca. 

Gostou dessas dicas? Confira mais conteúdos sobre finanças na pecuária:

 

Referência 

Quer ganhar dinheiro na pecuária? Giro do Boi, 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*