fbpx

Posso servir caroço de algodão para gado no confinamento?

Algumas propriedades pecuárias produzem algodão. E alguns produtores têm dúvidas se podem oferecer esse item ao gado. Para auxiliá-lo, a Boi Saúde orienta sobre o uso do caroço de algodão para gado no confinamento.

 

Posso servir caroço de algodão para gado no confinamento?
Posso servir caroço de algodão para gado no confinamento? – Foto: Reprodução Internet

Para aproveitar a produção de algodão da propriedade, o produtor pode sim oferecê-lo ao gado. Pois é um modo de reduzir custos na alimentação. Porém, há uma limitação por dia para não trazer prejuízos. Já que utilizado na dose certa não afeta a saúde e o comportamento do gado.

O caroço de algodão é um bom alimento complementar, pois é composto por elementos digestíveis, com bom índice de proteína e energia. É uma boa fonte de fósforo, elemento fundamental na reprodução dos bovinos.

O caroço de algodão, quando tem a pluma retirada pelas máquinas no momento da colheita, pode ter umidade e fibras alteradas de acordo com o formato da extração. Por isso, é importante fazer uma análise sobre o produto que está sendo oferecido aos seus animais.

Há um mito de que o caroço de algodão altera o sabor da carne. Porém, já foi comprovado que essa informação é falsa. Pesquisas indicam que essa alteração pode ser ocasionada pela forma de conservação da carne e não pelo uso do caroço como alimento.

 

Quantidade ideal

 

A quantidade ideal de caroço de algodão no confinamento é de 1,5 kg por animal. Esse número evita o acúmulo de gordura por quilo de matéria seca. Incluir até 30% na matéria seca não afetará o consumo.

 

Como oferecer o caroço de algodão no confinamento?

O caroço pode ser oferecido cru ou inteiro. Essa última forma auxilia na ruminação do gado.

 

Como armazenar o caroço de algodão?

Sobre o estoque, deve ser feito em local limpo, seco e arejado. Assim, não haverá danos e alteração nutricional do caroço. Principalmente, proliferação de fungos e bactérias.

Ainda sobre a temperatura, a umidade precisa ser monitorada frequentemente. Sendo assim, manter o ambiente com apenas 10% de umidade é o ideal. Agora, caso a umidade seja superior a 10%, o caroço precisa ser passado em secador antes de ser servido.

Outro ponto importante é que não deixe os sacos diretamente no chão. Ou seja, sempre em cima de estrados para evitar a umidade do solo. No entanto, tome cuidado para não formar pilhas muito grandes de sacas. Além disso, esse local deve ser protegido da luz direta.

Contudo, é possível armazenar por até 12 meses na propriedade, nas condições indicadas.

Quer continuar a aprimorar seus conhecimentos na pecuária? Continue em nosso blog. Complemente essa dica sobre alimentação de gado em confinamento: Como aproveitar alimentos da fazenda no confinamento.

A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Trata-se de um canal de vídeos no YouTube! Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita! Basta clicar: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
 


banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×