A soja é um dos grãos mais cultivados no Brasil. Nosso país que tem uma ampla atividade agrícola econômica, têm muitas propriedades atuantes em mais de uma cultura. E mesclar a plantação com a pecuária pode gerar bons resultados. Principalmente, no uso da soja no confinamento de gado.
Os produtores que atuam com gado em confinamento podem variar a ração servida aos animais. Já que nesse tipo de produção, o pasto não é tão utilizado e os nutrientes oferecidos no cocho são fundamentais.

As propriedades que atuam na produção de mais de uma cultura, como soja, por exemplo, podem oferecê-la como alimento ao gado. Pois além de economizar, é possível gerar mais facilidade nessa demanda. Já que não será preciso pesquisar preço e realizar a compra desse grão.
Considerada um alimento não tradicional para bovinos, a soja tem alta quantidade de gordura (20%) e proteína (40%). Uma informação importante é não servir a soja para animais com menos de quatro meses de idade.
Grão de soja e farelo de soja
O grão de soja é uma ótima forma de alimento para vacas leiteiras. E como engorda para novilhos mestiços. Pesquisas indicam boa aceitação dos animais, sem prejuízos à saúde.
Já o farelo de soja é a fonte de proteína mais usada na pecuária brasileira., sendo utilizado unicamente nas rações.
Quando seca, conhecida como resíduo de limpeza de soja, o grão passa a ter 20% de proteína bruta.
Como usar soja no confinamento de gado
A quantidade ideal do consumo de soja do gado que está confinado é de 1,5 kg por dia. O produtor precisa sempre analisar e monitorar essa quantidade para que não a ultrapasse. Pois pode causar acúmulo de gordura no animal, que deve ser inferior a 600 gramas por quilo de matéria seca.
Quer saber como o caroço de algodão pode ser oferecido ao gado? Acesse nossa dica sobre o assunto: É adequado servir caroço de algodão no confinamento?
Acesse também o canal da Boi Saúde no Youtube

