fbpx

Como acabar com a verminose no gado de uma vez por todas!

Considerada um dos principais inimigos dos produtores rurais, a verminose no gado merece atenção! Se o seu rebanho não evolui, perde peso e está fraco, mesmo você seguindo com uma boa alimentação e manejo adequado, esse problema pode estar presente na sua propriedade.

Muitos produtores enfrentaram esse problema diversas vezes e com frequência. Mas será que existe uma forma de acabar com ele de uma vez por todas?

 

 

O impacto da verminose no gado 

Os vermes são considerados parasitas que se hospedam no bovino para sobreviverem. Ao se alojarem no intestino e no estômago, órgãos essenciais para a boa saúde e absorção dos nutrientes, os vermes causam problemas de saúde muito sérios para o gado. Entre eles estão: diarreia, anemia e a temida perda de peso. Outros sintomas visíveis são pelos arrepiados e sem brilho. Ao se deparar com gado que apresentam essas situações, não hesite em consultar o veterinário para agir o mais rápido possível.

Porém, nem sempre os bovinos que são atacados por vermes apresentam sintomas aparentes, provocando perda de peso que é sentida apenas na balança. E como um produtor que trabalha em busca do lucro, você não quer isso para sua propriedade, certo?

 

Como organizar a vermifugação do gado? 

O primeiro passo é planejar a aplicação do vermífugo no rebanho durante a seca. A explicação é a seguinte: como os vermes se reproduzem mais nas águas, ao aplicar o produto na seca, os animais chegarão à maior época de incidência protegidos.

Organize três aplicações: a primeira deve ser logo no começo da seca (abril/maio), a segunda no meio e a terceira, no fim (outubro). O intervalo entre as doses deve ser entre 60 e 90 dias. Quer uma agenda pronta para a pecuária com todos os protocolos que precisam ser seguidos? Clique no banner abaixo e receba GRÁTIS no seu e-mail:

 


banner banner
 

Se você tem gado com alto grau de sangue europeu, a Embrapa recomenda uma quarta aplicação no meio das águas, devido a sensibilidade desse tipo de animal aos vermes.

A aplicação do vermífugo precisa ser feita em animais desde a fase da cria até os dois anos de idade. Isso significa que, a partir dos 3 meses de idade, os bezerros já podem receber a primeira dose do vermífugo. Nessa primeira idade, aplique os produtos que têm a ivermectina e doramectina como base e evite os que têm abamectina, pois são indicados apenas para bovinos a partir dos quatro meses de idade.

Animais acima dos 24 meses de idade que apresentam vermes com frequência, precisam ser analisados, pois são menos suscetíveis a esse tipo de parasita e têm maior resistência. Alguns fatores a serem observados neste caso são se o ambiente onde os animais ficam a maior parte do tempo não está com alto teor de umidade. Outro motivo que atrai vermes é a falta de higiene. Excesso de fezes, lixo e lama são um prato cheio para esses parasitas.

 

Como a ivermectina funciona no gado? 

Já que citamos algumas substâncias, vamos te explicar a mais utilizada quando o assunto é combate da verminose no gado. A ivermectina é um antiparasitário com grande eficácia no rebanho brasileiro quando se trata de endo e ectoparasitas. A dosagem indicada é 1ml do produto para cada 50kg de peso do animal.

Existem várias marcas no mercado. Dê a preferência sempre para as mais conhecidas ou as indicadas pelo veterinário de confiança. Ainda, acompanhe a evolução do tratamento, a partir da aplicação, pois as chances de resistência são grandes.

 

Cuidados gerais sobre a aplicação de vermífugo no gado 

  • No momento da compra, pesquise sempre se a marca escolhida atua em vermes que atacam os pulmões e a região gastrointestinal dos bovinos. Essa informação ajuda a combater a verminose no gado de forma completa. Ainda, também fique atento se o mesmo produto tem ação para vermes ainda em estágio de larvas e na fase adulta;
  • Ao organizar a aplicação, separe os animais por peso. Dessa forma, ao administrar a dosagem, será mais fácil e não haverá chances de doses abaixo ou acima do recomendado pelo fabricante do produto;
  • Ao se deparar com possíveis efeitos colaterais, como diarréia em estágio forte, reforce a hidratação e ofereça soro caseiro, com a seguinte solução: 5 litros de água adequada para consumo, 45g de sal, 250g de açúcar;
  • Sempre que adquirir novos animais para a propriedade, faça a vermifugação antes deles serem inseridos ao novo rebanho. O ideal é fazer um acordo com o vendedor para que o protocolo esteja incluso dentro do preço da negociação. O tempo ideal para o isolamento antes de uni-los aos demais bovinos que já estão no rebanho é de 30 dias. Essa orientação é muito bem-vinda não apenas para evitar ao máximo a verminose, mas também para outras doenças transmissíveis, assim como os demais parasitas, por exemplo, o carrapato.

 


banner banner
 

Entenda mais sobre como proteger seu gado de para

 

Referência

Carrapato e vermes: inimigos do gado e do produtor. Circular Técnica 95. Embrapa.

Determinação dos parâmetros de fragmentação da Ivermectina para sua identificação por espectrometria de massas. XXV Workshop de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite Juiz de Fora, MG – 5 de março de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*