Vaca dá leite quando não está prenha ou com bezerro?

Gostou? Compartilhe!

Se essa é a sua dúvida, está no lugar, amigo produtor. Aqui, vamos explicar se a vaca dá leite quando não está prenha ou com bezerro.

Caso você esteja iniciando sua produção leiteira agora, saber os mínimos detalhes desde já garante toda a diferença na sua produtividade.

Além disso, te ajuda no planejamento de todas as atividades e a saber quando implementar a estação de monta.

Aqui, vamos te explicar quando uma vaca começa a dar leite. E por quanto tempo.

Será uma informação muito valiosa para sua propriedade.Então, vamos lá?

 

Vaca da leite quando não está prenha ou com bezerro?

 

A vaca dá leite quando o bezerro nasce. Ou seja, logo após o parto. Nos primeiros dias, a produção é de colostro, um leite com muitos nutrientes que é até considerado a primeira vacina do bovino.

Respondendo às perguntas, amigo produtor: vaca dá leite quando não está prenha? Dá sim, portanto, apenas no período de nove meses após o parto. Ou até mais. O tempo de produção depende da raça e também do manejo, com ração que atenda às necessidades nutricionais.

Quando prenha, a vaca não dá leite. Apenas produz. O leite desce logo após o parto, proporcionando alimento ao bovino recém-nascido.

Contudo, as vacas destinadas à pecuária leiteira, geralmente, dão à luz uma vez ao ano.

 

quando vaca dá leite
Vaca dá leite quando não está prenha ou com bezerro? – Foto: Jadir Bison

Como manter uma boa qualidade do leite 

 

Em primeiro lugar, mais que ter uma vaca que produz leite, a qualidade do produto produzido conta muito.

Em segundo lugar, a quantidade também é resultado de uma alimentação e manejo adequado como já alertamos acima.

O que você oferece no cocho é reflexo do leite. Por isso, se programe para que a ração, além de alimentar os animais, faça a nutrição dos animais.

Aprenda como fazer aqui: Ração para gado de leite.

Em terceiro lugar, além da ração, não esqueça da água. Esse componente é a base da produção do leite. Sendo assim, o bebedouro precisa ser instalado em local de fácil acesso.

Acima de tudo, ofereça água ideal para consumo. Uma vaca em lactação consome em média 62 litros de água por dia. Então, se programe para oferecer a quantidade adequada, de acordo com o número de animais da propriedade.

 

Higiene e estrutura 

 

Por fim, não deixe o básico de lado. A higiene é fundamental em todos os processos de produção do leite. Previne graves doenças que impactam a produtividade como a mastite.

A estrutura da sala de ordenha conta muito. Não importa se a produção tem como base manual ou mecânica. E a forma como as vacas são tocadas para a retirada de leite também.

Oferecer sombra para proteção do sol garante a redução do estresse térmico. Quando submetidas a altas temperaturas sem proteção, a produção de leite pode cair até 20%. Isso significa que ter árvores no pasto ou até mesmo galpão, mantém as vacas protegidas.

Quer saber mais como melhorar seu lucro na pecuária? Acesse nosso canal de vídeos. Lá você encontra informações gratuitas, de fácil implementação, que te ajudam a alcançar o sucesso na sua propriedade. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência 

Vaca precisa estar prenha para dar leite? Escola de Veterinária. Universidade Federal de Minas Gerais.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*