fbpx

Soja para gado: como oferecer?

A soja é um dos grãos mais cultivados no Brasil. Nosso país que tem uma ampla atividade agrícola econômica, têm muitas propriedades atuantes em mais de uma cultura. E mesclar a plantação com a pecuária pode gerar bons resultados, principalmente, quando se trata do uso da soja para gado.

Os produtores que atuam com gado em confinamento de gado podem variar a ração servida aos animais. Já que nesse tipo de produção, o pasto não é tão utilizado e os nutrientes oferecidos no cocho são fundamentais.

 


banner banner
 

 

Saiba mais sobre o uso da soja no confinamento de gado
Saiba mais sobre o uso da soja no confinamento de gado. – Foto: Reprodução Internet

As propriedades que atuam na produção de mais de uma cultura, como soja, por exemplo, podem oferecê-la como alimento ao gado. Pois além de economizar,  é possível gerar mais facilidade nessa demanda. Já que não será preciso pesquisar preço e realizar a compra desse grão.

Considerada um alimento não tradicional para bovinos, a soja tem alta quantidade de gordura (20%) e proteína (40%). Uma informação importante é não servir a soja para animais com menos de quatro meses de idade.

 

Grão de soja e farelo de soja

 

O grão de soja é uma ótima forma de alimento para vacas leiteiras e também como engorda para novilhos mestiços. Pesquisas indicam boa aceitação dos animais, sem prejuízos à saúde.

Já o farelo de soja para gado é a fonte de proteína mais usada na pecuária brasileira, sendo utilizado unicamente nas rações. Quando seca, conhecida como resíduo de limpeza de soja, o grão passa a ter 20% de proteína bruta.

 

Como usar soja para gado

 

A quantidade ideal do consumo de soja pelo gado que está confinado é de 1,5 kg por dia. O produtor precisa sempre analisar e monitorar essa quantidade para que não a ultrapasse. Pois pode causar acúmulo de gordura no animal, que deve ser inferior a 600 gramas por quilo de matéria seca.

Tome cuidado no excesso de grãos. O balanço entre concentrado e volumoso é necessário para evitar graves doenças como acidose e timpanismo. Uma das formas de prevenção é adicionar a virginiamicina no cocho.

Quer saber como o caroço de algodão pode ser oferecido  ao gado? Acesse nossa dica sobre o assunto: É adequado servir caroço de algodão no confinamento? 

Acesse também o canal da Boi Saúde no Youtube

 
banner banner
 

6 pensou em “Soja para gado: como oferecer?”

  1. JOSÉ DIVINO EVANGELISTA NETO disse:

    Posso fermentar o grão de soja para vaca magra, tenho pasto porém vaca não engorda

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, contate-nos pelo WhatsApp dizendo que precisa de uma receita para engorda de vaca, que te enviaremos, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/3te52yd

  2. Os grão de soja precisa ser torrado para dar para o boi? Ou posso moer e dar?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá amigo, a resposta para essa e outras dúvidas, você encontra no blog da Boi Saúde: https://dicas.boisaude.com.br/milho-para-bovinos/

  3. YARA RODRIGUES DA COSTA disse:

    Posso dar o farelo de soja puro? E posso dar só umas 3 vezes na semana ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Yara, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*