Cocho tem segredos de manejo para melhorar os resultados


No vídeo são revelados alguns segredos para melhor aproveitamento da alimentação do gado no cocho.

Neste texto vamos falar sobre como melhorar o uso do cocho de ração e sal para melhorar os resultados. Em muitos locais, os produtores atuam com os melhores sais minerais do mercado e ração de primeira qualidade. Porém, o local onde esses componentes nutricionais são servidos estão em lugares impróprios, o que inviabiliza e dificulta o acesso do animal.

Um cocho impróprio traz uma queda de 10% a 15% do consumo do sal do gado. Esses números fazem grande diferença na alimentação e nutrição do rebanho.

Modelo de cocho ideal para o pasto. Fonte: Itabira
Modelo de cocho ideal para o pasto. Fonte: Itabira

O cocho deve ter medidas que favorecem a alimentação e o acesso do gado. No caso do sal mineral, deve se respeitar o limite de cinco centímetros por animal, com acesso aos dois lados. Por exemplo, se na propriedade, há 100 animais, deve ter cinco metros de comprimento.

A altura também deve ser observada. O tamanho ideal é de 40 centímetros para que todos os animais, seja adulto, seja bezerro, tenham acesso. É imprescindível reparar nesses detalhes para oferecer uma alimentação da melhor forma possível.

Principal dúvida dos produtores é a chuva e orvalho no cocho

A grande dificuldade é proteger a ração e o sal da chuva e do orvalho, mesmo em cochos cobertos. Uma solução é fazer furos no fundo que possibilidade a água escoar e que não fique acumulada junto à alimentação.  Para não perder os componentes, ao fundo, coloque uma tela fina que permita a passagem apenas da água. E deixe a ração e o sal secarem naturalmente.

Outra dica é colocar fios de arames por cima. Essa ação evita que o animal não o ultrapasse, urine ou defeque em cima da ração e do sal.

São dicas fáceis e de baixo custo que farão a diferença na sua propriedade.

Quer saber como funciona um cocho de plástico? Acesse:  /cocho-de-plastico/

 

 

topo
Bitnami