Para ter bons resultados na pecuária é preciso ter cuidados e atenção no que é oferecido no cocho. Você presta atenção na dieta dos seus bovinos? Com essa dica sobre ração para engorda de bovinos a pasto, a Boi Saúde irá te orientar em relação aos ingredientes e como alimentar o gado da melhor forma.
Quando se trata do gado de corte, cada fase necessita de uma nutrição adequada para manter a produtividade cada vez maior.
Se você ainda não sabe como classificar seu bovino, confira a tabela: Fase do boi de corte: saiba como classificá-la.
Ração para engorda de bovinos a pasto
Para produzir animais maiores, o foco precisa começar na alimentação das vacas de cria. É antes da estação de monta que tudo começa.
Avalie o escore das matrizes, ofereça uma dieta adequada e que dê condições não só para que o sistema reprodutivo atue como o esperado, mas para que a cria seja formada em plenas condições de saúde.
Se esse é o foco da sua produção, saiba a ração certa: Ração para vaca de cria.
Após o nascimento, a ração para engorda de bovinos a pasto pode ser oferecida desde a cria, na introdução de alimentos sólidos.
Será que todos os alimentos são permitidos nessa fase? Se precisar de uma orientação, confira como preparar: Receita de ração para bezerros.
Agora, caso você queira adotar o Boi 777, que é o método de giro rápido com ganho de sete arrobas em cada fase (cria, recria e terminação), o foco na alimentação do cocho deve ser alto.
Todo o resultado é fruto de todo o manejo e claro, daquilo que é fornecido para um melhor e alto desempenho. Para saber como implementar e o que oferecer, confira: Como alcançar o sistema boi 777.
Receitas de sal
Os suplementos também devem fazer parte da dieta, não apenas a ração. Sem contar com os aditivos que são promotores da engorda por atuar manutenção do pH ruminal e proteger a saúde, evitando doenças como acidose e timpanismo.
Mesmo não sendo ração para engorda de bovinos a pasto, existem alguns tipos de sal que podem ser feitos na propriedade.
Assim, existe a possibilidade de redução de custo e o produtor adaptar de acordo com a necessidade nutricional do seu gado.
É possível produzir o Sal Proteico Energético: receita.
E também o sal proteinado: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.
Fornecimento
Não esqueça de respeitar a dose diária de cada ração e suplemento.
Avalie sempre se o consumo está adequado. Não pode faltar e nem sobrar ração no cocho em grande quantidade. Se isso acontece com seus bovinos, é preciso investigar.
Manter o cocho em tamanho adequado para que todos os bovinos se alimentem ao mesmo tempo é garantia de terão a possibilidade de acesso. Preste atenção na altura também.
Quando existem bezerros, o creep-feeding, espaço exclusivo de alimentação, é uma boa pedida. Nesse lugar, eles têm alimento específico para essa fase e também não concorrem com os animais maiores.
E não podemos deixar de falar sobre a água. Limpa, fresca, sem cor e cheiro. E com bebedouros instalados em locais de fácil acesso.
É isso, amigas e amigos produtores!
Com as receitas aqui indicadas te desejamos muito sucesso no seu negócio.
Não esqueça de acessar também o nosso canal com dicas sobre pecuária em formato de vídeo: YouTube da Boi Saúde.