Qual a melhor pastagem em áreas de geadas

 

No período da seca, a região Sul do Brasil sofre também com as geadas. Temperaturas negativas que prejudicam o bem-estar do animal devido a falta de alimentação natural. Nesses locais, é preciso que o produtor invista na melhor pastagem em áreas geadas para evitar a perda de peso.

As geadas prejudicam não só a quantidade, mas a qualidade dos nutrientes da pastagem. Nem todas as espécies resistem às baixas temperaturas. Inclusive, o gado do produtor que atuam nessas áreas deve ser de linhagem europeia.

A pastagem tem um grande impacto na produtividade do negócio. Seja gado de corte, seja gado de leite. Quando há perda de peso considerável, principalmente no período da seca, todo o sistema é afetado. A perda de peso e de nutrientes afetam também na reprodução.

E mesmo em outras regiões do país como Sudeste e Centro-Oeste, há épocas com fenômenos climáticos que provocam bruscas quedas de temperatura, e consequentemente, geadas.

Conhecidas como gramíneas perenes, esse tipo de pastagem é a que resiste a graus negativos. As pastagens perenes são aquelas produtivas durante anos, mesmo plantadas uma única vez. Claro que o bom manejo é exigido, assim como uma adubação adequada.

Independentemente a região e da pastagem, oferecer uma boa nutrição ao gado é um dos tópicos de sucesso da engorda. Essa suplementação supri as necessidades que o gado não encontra na ração e no pasto. Entretanto, é possível fazer essa reposição no cocho. Contudo, não apenas perda de peso, mas prevenção de doenças. Evitar o contágio de parasitas, além de zelar pelos animais fisicamente, a aparência permanece saudável.

O período da seca é um dos maiores desafios do produtor. E quando enfrentado com geadas, é  preciso estar bem preparado. Por isso, preparar não só o gado, mas a propriedade para esse momento é muito importante.

 

A melhor pastagem em áreas geadas é a com gramínea perene
A melhor pastagem em áreas geadas é a com gramínea perene

Melhor pastagem em áreas geadas

  • coast-cross (Cynodon dactylon cv. Coast Cross);
  • tifton (Cynodon spp.);
  • rodes (Chloris gayana);
  • ramirez (Paspalum guenoarum cv. Ramirez);
  • pensacola (Paspalum notatum cv. Pensacola);
  • quicuio (Pennisetum clandestinum);
  • estrelaafricana (Cynodon plectostachyus);
  • estrela Porto-Rico (Cynodon nlemfuensis);
  • capim-limpo (Hemartria altissima).
 

Total Corte Premium:

Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina para bovinos de corte em todas as fases de criação!


topo
Bitnami