Como preparar ração bovina para cada fase do gado?

Gostou? Compartilhe!

Cada idade do gado precisa de um tipo de alimentação diferente. Isso porque as fases demandam de nutrição específica, de acordo com o desenvolvimento e ganho de arrobas. Afinal, oferecer uma alimentação adequada, a partir de uma ração bovina, facilita o seu planejamento e promove melhores resultados.

O que é oferecido para bezerros, não atende o que as vacas de cria necessitam. Muito menos os animais que estão em terminação. Por terem duração e expectativas de ganho de arrobas, cada uma merece uma ração bovina.

E sabe o que é melhor, amigo produtor? Você tem a oportunidade de preparar todas elas aí na sua propriedade. Ou seja, tem o poder de selecionar os ingredientes. E saber literalmente, com o que está nutrindo e alimentando seu gado.

 

Ração bovina para cada fase do gado

 

Bezerros 

Depois do colostro, que é o primeiro alimento essencial para o bezerro, e do leite, a alimentação sólida passa ser introduzida. Isso, a partir da sétima semana de vida.

Mas, o que oferecer nessa fase de desenvolvimento não só de arrobas? Aqui, o animal continua em desenvolvimento fora do útero da matriz.

Além de fortalecer o crescimento, a ração bovina para bezerros, quando oferecida a parte, garante o consumo. Isso porque quando um único cocho na propriedade oferece a alimentação, os menores ficam sem acesso. E os mais fortes acabam restringindo os bezerros ao local.

Portanto, faça um espaço apenas para os bovinos menores. Ali, apenas eles entrarão e irão consumir a ração ideal para eles. Sem competição, a alimentação será garantida.

O passo a passo para o preparo está neste link: Receita de ração para bezerros.

 

Novilhas 

Muitos produtores que atuam com essa produção precisam atingir os 300 kg para a primeira monta. Abaixo desse peso, os problemas de saúde para a matriz e feto podem acontecer.

Quando se trata de novilhas, a ração bovina não pode ser qualquer uma. Explicamos. Dependendo da formulação, o acúmulo de gordura no úbere acontece. Dessa forma, prejudica a amamentação e produção de leite, por exemplo.

Para saber como preparar a ração ideal, clique aqui e receba gratuitamente.

 

ração bovina
Como preparar ração bovina para cada fase do gado? – Foto: Boy Fotógrafo

Recria 

A fase mais longa da pecuária. Em outras palavras, dura 12 meses. Alguns produtores se lançam ao desafio de conquistar 7 arrobas na recria.

Dessa forma, o método Boi 777 facilita a produção. Além disso, faz com que a produção chegue à terminação mais cedo.

Em conclusão, chegar à última fase antes do abate com uma formação de carcaça e índice bom de gordura, se resume ao que é oferecido no cocho.

Então, vamos aprender como conquistar mais lucro?

A receita de ração bovina para recria está disponível nesta página.

 

Terminação 

Chegamos na última, mas não menos importante fase da pecuária. É aqui que o gado ganha os últimos quilos antes do abate.

Nesse período, algumas propriedades reforçam a alimentação com grãos pela energia que oferecem.

O importante é balancear. Por mais que a gordura seja importante, não pode ser a base do peso. Sem contar que muitos fornecedores estão focando nas carnes com marmoreio. Ou seja, aquela que a gordura fica entre as fibras da carne.

Quer saber o que oferecer, e mais ainda, como preparar? É só clicar em receita bovina para fase de terminação.

 

Mais que ração bovina 

 

Em todas as fases não esqueça do reforço extra. Da cria até a terminação, oferecer os suplementos e aditivos faz toda a diferença para se atingir as metas da propriedade. E mais ainda, fazer com que realmente seu negócio dê lucro e não fique no vermelho.

Existem os sais: mineral, proteinado e proteico energético. E ainda, a virginiamicina e monensina.

Se ainda não sabe como usá-los ou qual a função, te explicamos nos conteúdos:

 

Essas são apenas algumas orientações que tornam uma propriedade de sucesso. Além da alimentação, não esqueça do básico.

Sombra, água fresca, vacinas, pasto de qualidade. O monitoramento diário também é importante. Portanto, jamais deixe o bem-estar animal de fora da sua porteira.

Mas não se preocupe. Aqui mesmo no blog da Boi Saúde, você encontra dicas para te auxiliar a aumentar sua produtividade.

Entretanto, caso prefira dicas em vídeos, acesse nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*