Evite doenças respiratórias em bovinos confinados

Gostou? Compartilhe!

Se você chegou até aqui se perguntando como evitar doenças respiratórias em bovinos confinados na sua propriedade, temos uma boa notícia: você está no lugar certo! Afinal, é sobre esse tema que a Boi Saúde irá abordar hoje.

Continue com a gente e confira dicas! Caso tenha dúvidas, é simples. Basta escrever nos comentários.

Então, vamos começar!

 

 

Em épocas de frio e chuvas é comum o gado ser acometido por doenças respiratórias. Entre elas, está a pneumonia.

A identificação inicial dos sintomas é primordial para zelar pela saúde dos animais e produção na propriedade. Febre que pode ser medida com termômetro, pelo arrepiado, chanfro quente ou seco, corrimento nasal, precisam ser tratados com urgência.

Essas doenças respiratórias em bovinos são causadas por mudanças na fase de criação, alterações climáticas, muito comuns no Brasil, e transporte.

A partir de agora, você vai conferir algumas dicas para evitar doenças respiratórias em bovinos confinados. Acompanhe!

 

Doenças respiratórias em bovinos podem ser prevenidas com ações simples
Doenças respiratórias em bovinos com simples prevenção. – Foto: Boi Saúde – Pecuária Inteligente

Dicas para evitar doenças respiratórias em bovinos confinados

 

  • Em primeiro lugar, evite manter os animais em piquetes excessivamente úmidos. Principalmente animais com problemas de cascos;
  • Em segundo lugar, sempre que um bezerro nascer, garanta o consumo do colostro não só nas primeiras horas, mas nas primeiras semanas de vida. Depois separe esse bezerro dos demais animais, pois, ainda não está com o sistema imunológico 100% firmado.
  • Em terceiro lugar, evite superlotar os piquetes. Além disso, toda vez que um animal for identificado com alguma doença respiratória, o separe dos demais e, claro, lembre-se de monitorar todo o rebanho.

Para tratamento, é importante diagnosticar o grau da doença para iniciar o uso de soro e medicamentos anti-inflamatórios e ivermectina. Mas sempre consulte um veterinário de sua confiança para garantir o diagnóstico preciso. Contudo, para que ele também verifique qual é a melhor forma de tratar seu gado corretamente.

Contudo, entre os fatores de risco para as doenças respiratórias está a baixa imunidade dos animais. Por isso, é importante manter a sanidade durante todo o ano, pois em mudanças bruscas de temperatura, o gado estará protegido.

Uma das formas mais baratas e eficazes é a nutrição complementada através de suplementos. Ou seja, com o fornecimento de sais minerais, vitaminas, fósforo, cálcio, entre outros elementos, fortalece a imunidade e evita diversas doenças. Afinal, nem sempre a pastagem oferece a nutrição por completo, então o uso desses suplementos no cocho auxilia nessa proteção.

Por fim, para complementar a dica, acesse o texto: Doenças no casco 

 

Conteúdo em vídeo

 

A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Trata-se de um canal de vídeos no YouTube! Pois é!

Toda semana, uma nova dica ou orientação é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita!

Por isso, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado por e-mail, combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*