Preciso ter uma pescoceira para bovinos?

Gostou? Compartilhe!

Diante da estrutura necessária para a lida do gado, existem diversas ferramentas e maquinários que são utilizados para facilitar o manejo. Um desses componentes é a pescoceira para bovinos.

Um instrumento que serve para conter o bovino no momento de aplicação de vacinas, vermífugos, realização de exames veterinários. A contenção pode servir para animal de qualquer porte: pequeno, médio e grande.

Já que segurança é fundamental na sua propriedade, vamos entender como a pescoceira para bovinos auxilia nas atividades da rotina.

 

Preciso ter uma pescoceira para bovinos?

 

Não é obrigatório. Entretanto, facilita e muito a contenção do gado. Além disso, o peão fica seguro e o animal também.

O nome pescoceira é porque o bovino é preso pelo pescoço. Só fique atento para que o ajuste do seu equipamento não machuque o animal. O foco é conter, para evitar que ele fique com o pescoço e cabeça sem mexer. Mas tem que ser de uma forma que deixe o boi ou vaca confortável.

Alguns pecuaristas usam a pescoceira em bezerros para fazer a cura do umbigo. Ela pode fazer parte ou não. Depende do tamanho e da estrutura da propriedade. No caso de animais menores, a pescoceira acaba sendo menor e mais fácil de ser transportada para os lugares.

Agora, as que são focadas na contenção de bovinos adultos fazem parte do tronco. E ali, realizados os procedimentos, a segurança é garantida evitando assim os acidentes.

Existem várias empresas que comercializam a pescoceira para bovinos. Algumas até a vendem com o nome de guilhotina. Da mesma forma, as duas tem a mesma função. A diferença está apenas no nome. A venda é avulsa. No entanto, existe a venda com todo o tronco e brete.

Sobre os tipos, além das manuais, estão disponíveis no mercado as mecânicas que facilitam mais ainda o trabalho na pecuária.

Se a tecnologia no campo é um assunto que te interessa, confira a dica: Tronco para vacinação de gado: posso usar o eletrônico?

 

pescoceira para bovinos
Preciso ter uma pescoceira para bovinos? – Foto: Troncoso Balanças

Estrutura adequada para manejo 

 

Não tem como falar de fechamento de gado e não chamar a atenção para a estrutura adequada. Na pecuária, mais que focar na engorda, o produtor precisa também manter as instalações adequadas.

Por isso, não deixe a manutenção de lado. Mantenha o curral sempre em bom estado. Assim como os cochos, bebedouros e galpões. Evite o risco de acidentes.

Para resumir, uma propriedade bem cuidada mantém as atividades em dia. Sem contar que evita gastos de última hora.

Sendo assim, faça sempre revisões nas madeiras e confira o estado dos pregos. Por todo o caminho e espaços por onde o gado transita, não permita lixos, poças de lama e acúmulo de dejetos que atraem parasitas e bactérias.

Acima de tudo, o mais importante é sempre focar no bem-estar animal e garantir uma vida sem danos à saúde do seu rebanho.

Por fim, para complementar esse conteúdo, não deixe de ler as seguintes orientações:

Quer saber mais sobre pecuária? Acesse nossos vídeos. Dicas simples e rápidas sobre como melhorar seus resultados estão disponíveis com novidades toda semana. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*