fbpx

Boi PO: o que é e como comprar

 
banner banner
 

O boi PO é um dos mais valorizados do mercado do agronegócio. Para proporcionar um melhoramento genético do rebanho, muitos produtores passaram a buscar esse tipo de bovino. Será que existe uma forma de efetivar melhor a compra?

 

O que é Boi PO? 

 

Se você ainda não conhece essa definição, amigo produtor, boi PO significa bovino puro de origem. De acordo com a Embrapa, essa classificação indica que existe um mapeamento de todos os ancestrais do bovino em questão registrados no livro genealógico da raça.

Aqui mesmo no blog da Boi Saúde já indicamos sobre a importância do melhoramento da genética do rebanho. Se você atua com reprodução, orientamos que invista em um bom touro reprodutor e em matrizes de alto potencial genético. Se a sua intenção é aumentar a qualidade do produto final e também o desempenho dos seus animais, foque nessa característica.

Caso a importância do registro genealógico ainda não esteja muito clara para você, te explicamos na dica: Registro genealógico de gado.
 

Como comprar boi PO 

 

O boi PO é um bom investimento para a propriedade. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o touro puro de origem traz retorno rápido, proporciona boa  lucratividade para a propriedade.

Quando for comprar esse animal para melhorar a sua genética, além do registro genealógico, fique atento nas seguintes características:

  • Se o animal tem aprumos que possam impedir a monta;
  • Testículos e aparelho reprodutor precisam estar em forma normal. Avalie os testículos e a bolsa escrotal;
  • Avalie as condições da carcaça, a qualidade dos pelos e olhos;
  • Sempre procure referências do comprador.

 

boi PO
Boi PO melhora a genética do rebanho. – Foto: Nelore Pintado PO

Tratamento de um touro reprodutor 

 

Após a aquisição de um boi com alta genética, é preciso manter cuidados essenciais no manejo. Isso inclui desde bem-estar animal até a qualidade da ração e dos aditivos oferecidos no cocho.

Não descuide um único dia do bem-estar animal. Água disponível, acesso fácil aos cochos abastecidos sempre, sanidade animal com vacinas em dia e suplementos como virginiamicina favorecem uma reprodução de qualidade.

Além do cuidado com o touro, as vacas de cria também merecem uma atenção extra. Quando bem suplementadas, a produção de um bezerro ao ano por matriz deixa de ser um sonho e passa a ser uma meta cumprida. O cuidado nas fases pré e pós estação de monta determinam a taxa de prenhez e também a qualidade dos bezerros que serão integrados no seu rebanho ou direcionados para venda, caso atue neste ramo: Venda de bezerro: os segredos para uma boa compra.

 
banner banner
 

Mais dicas e orientações para pequenas e médias propriedades alcançarem o lucro que tanto buscam estão disponíveis no canal: Boi Saúde no YouTube.

2 pensou em “Boi PO: o que é e como comprar”

  1. Dario Marinheiro disse:

    Sendo um admirador do aprimoramento no tempo das criações, eu gostaria de comprar animais P.o. A questão é que quero ppoucas unidades, o mínimo, um macho e duas ou tres femeas, mas dentro do mínimo necessário ao bem estar. Quero por motivos ornamentais e de hobby meu na chácara onde moro. Quero o mesmo com bovinos guzerá p.o. e ovinos merino australiano p.o. É viável? Procuro os criadores, associação ou quem?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Dario, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×