O que é rendimento de carcaça

Muito se fala em rendimento de carcaça no agronegócio brasileiro. Mas afinal, você sabe o que é? Essa medida padrão é a mais usada nas transações comerciais e entendê-la é fundamental. Aplique nos seus negócios e obtenha boa lucratividade.

Primeiro, vamos entender o que é carcaça. Já que seu rendimento é fruto de tensão frequente entre frigoríficos e pecuaristas.  A carcaça representa o boi abatido, sem a cabeça, patas, rabo, mamas no caso das fêmeas, testículos no caso dos machos. Além do couro, ossos e gordura.

Para complementar, o peso vivo representa quanto que o bovino pesa na balança. Ou seja, é o peso total da animal vivo. Geralmente, os bovinos são pesados antes do embarque para o frigorífico.

O rendimento de carcaça é influenciado pela pastagem, suplementação e tipo de ração oferecida. O sexo, raça e gordura também têm impacto.  Assim como a idade.

 

Aprenda a calcular o rendimento de carcaça
Aprenda a calcular o rendimento de carcaça. – Foto: Reprodução Internet

Rendimento da carcaça

 

Com essas informações, podemos entender o que é rendimento de carcaça. Esse número é dado a partir da relação entre a carcaça e o peso vivo.

O animal é pesado antes do abate para se obter o peso vivo. Porém, o animal só é pesado após um jejum de ração e pastagem entre 14 e 16 horas. Água pode ser oferecida.

Anotado esse peso, após o abate feito já no frigorífico, a carcaça é pesada. O rendimento é mensurado da seguinte forma: peso vivo dividido pelo peso da carcaça. O resultado é multiplicado por 100. Assim se obtém a porcentagem desse rendimento.

 
Boi Saúde Logo Preto - O que é rendimento de carcaça

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami