Será que manter todos os animais juntos é bom para a sua produtividade? Entenda nesta dica, o benefício de separar os bovinos e o número ideal de gado no mesmo pasto.
Alguns produtores mantém todo o gado no mesmo pasto. Essa ação dificulta muito o dia a dia da propriedade.
Imagine no momento de embarcar os animais que já estão prontos para o abate, ter que separar esses bovinos dos demais? Querendo ou não a agilidade nessa atividade conta muita. Dessa forma, oriente muito bem sua equipe. Distribua as tarefas igualmente. Assim, nenhum peão ficará mais sobrecarregado que outro.
Além disso, outro fator é a acomodação de animais jovens e mais velhos no mesmo local, competindo pela ração no cocho.
Os mais jovens, por serem menores, têm dificuldade de acesso ao alimento. Para esses animais, o creep-feeding, local de entrada restrita a animais de grande porte é o mais indicado.
Nesse espaço exclusivo, apenas animais de pequeno porte entram. Como resultado, conseguem se alimentar de forma adequada: Creep feeding facilita a nutrição de bezerros.
Acima de tudo, confira sempre como está o consumo da ração e suplementos. Caso esteja sobrando em excesso no cocho, é preciso investigar a causa da rejeição.
O número ideal de gado no mesmo pasto
Em primeiro lugar, faça divisões dentro do próprio pasto. Entre todos os aspectos mais importantes é a separação de um pasto para a maternidade. Alie serão mantidas apenas as matrizes e os bezerros recém-nascidos e em processo de desmama. Mais detalhes estão disponíveis no conteúdo: Pasto maternidade: conheça as instalações.
Um pasto intermediário também precisa ser separado onde será mantido animais para recria e engorda com alimentação específica para cada estação do ano. E já que citamos alimentação, você sabe o que oferecer em cada fase do rebanho?
Prepare sua própria receita:
- Receita de ração para engorda de gado de corte: terminação;
- Receita de ração para recria;
- Como fazer receita de ração para bezerros
Um curral ou uma área apenas para os animais de leite é fundamental. A temperatura precisa ser mais amena, podendo ser até um galpão.
Essas separações podem ser feitas em dimensões de acordo com o número de animais da propriedade.
Assim como pela atividade exercida, gado de corte ou leite. A propriedade não precisa ser grande.
O pequeno e médio produtores podem fazer essa divisão de acordo com o número de animais em cada uma dessas fases.
Independentemente do hectare, se planejado, é possível usufruir dessa dica.
Além de proporcionar um manejo mais adequado a todos os animais, por estarem separados em grupos, o produtor terá mais agilidade nos processos.
Organização na administração dos tratos proporciona economia de tempo para os negócios.
Pesquisa de preços e novas marcas de suplementos, estudo, troca de informações com pecuaristas locais sempre efetivam e alavancam a produtividade.
Para mais dicas sobre pecuária, acesse nossas dicas em formato de vídeo. Muito conteúdo gratuito sobre aumento da produtividade está disponível no nosso canal. Acesse: Boi Saúde no YouTube.
Amando todas essas dicas. Muito obrigada por todas informações. Para quem está Começando na área são bem proveitosas todas essas dicas.
Obrigada.
Olá Fabiana, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!
Muito proveitosa duas informações.. obrigado..
Olá Rogério, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!