Qual a quantidade ideal de gado no mesmo pasto?

Gostou? Compartilhe!

Será que manter todos os animais juntos é bom para a sua produtividade? Entenda nesta dica, o benefício de separar os bovinos e o número ideal de gado no mesmo pasto.

 

 

Alguns produtores mantém todo o gado no mesmo pasto. Essa ação dificulta muito o dia a dia da propriedade.

Imagine no momento de embarcar os animais que já estão prontos para o abate, ter que separar esses bovinos dos demais? Querendo ou não a agilidade nessa atividade conta muita.  Dessa forma, oriente muito bem sua equipe. Distribua as tarefas igualmente. Assim, nenhum peão ficará mais sobrecarregado que outro.

Além disso, outro fator é a acomodação de animais jovens e mais velhos no mesmo local, competindo pela ração no cocho.

Os mais jovens, por serem menores, têm dificuldade de acesso ao alimento. Para esses animais, o creep-feeding, local de entrada restrita a animais de grande porte é o mais indicado.

Nesse espaço exclusivo, apenas animais de pequeno porte entram. Como resultado, conseguem se alimentar de forma adequada: Creep feeding facilita a nutrição de bezerros.

Acima de tudo, confira sempre como está o consumo da ração e suplementos. Caso esteja sobrando em excesso no cocho, é preciso investigar a causa da rejeição.

 

Número de gado no mesmo pasto deve ser limitado
Número de gado no mesmo pasto deve ser limitado. – Foto: Reprodução Internet

O número ideal de gado no mesmo pasto

 

Em primeiro lugar, faça divisões dentro do próprio pasto. Entre todos os aspectos mais importantes é a separação de um pasto para a maternidade. Alie serão mantidas apenas as matrizes e os bezerros recém-nascidos e em processo de desmama. Mais detalhes estão disponíveis no conteúdo: Pasto maternidade: conheça as instalações.

Um pasto intermediário também precisa ser separado onde será mantido animais para recria e engorda com alimentação específica para cada estação do ano. E já que citamos alimentação, você sabe o que oferecer em cada fase do rebanho?

Prepare sua própria receita:

Um curral ou uma área apenas para os animais de leite é fundamental. A temperatura precisa ser mais amena, podendo ser até um galpão.

Essas separações podem ser feitas em dimensões de acordo com o número de animais da propriedade.

Assim como pela atividade exercida, gado de corte ou leite. A propriedade não precisa ser grande.

O pequeno e médio produtores podem fazer essa divisão de acordo com o número de animais em cada uma dessas fases.

Independentemente do hectare, se planejado, é possível usufruir dessa dica.

Além de proporcionar um manejo mais adequado a todos os animais, por estarem separados em grupos, o produtor terá mais agilidade nos processos.

Organização na administração dos tratos proporciona economia de tempo para os negócios.

Pesquisa de preços e novas marcas de suplementos, estudo, troca de informações com pecuaristas locais sempre efetivam e alavancam a produtividade.

 

Para mais dicas sobre pecuária, acesse nossas dicas em formato de vídeo. Muito conteúdo gratuito sobre aumento da produtividade está disponível no nosso canal. Acesse: Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

4 pensou em “Qual a quantidade ideal de gado no mesmo pasto?”

  1. Fabiana Ferreira disse:

    Amando todas essas dicas. Muito obrigada por todas informações. Para quem está Começando na área são bem proveitosas todas essas dicas.
    Obrigada.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fabiana, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!

  2. rogeriocontador36241538@hotmail.com disse:

    Muito proveitosa duas informações.. obrigado..

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rogério, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*