Se você, amigo produtor, é leitor assíduo do nosso blog, já deve estar cansado de ler que o sal proteinado precisa ser oferecido o ano todo. Caso essa seja a leitura do seu primeiro texto aqui, se acostume com a ideia.
Mas no caso de matrizes, como oferecer a mistura de sal proteinado para bovinos? Por isso, nesta dica, a nossa orientação será a respeito da relação entre sal proteinado e vacas de cria.
Quando tomamos a decisão de atuar com reprodução na nossa propriedade, precisamos estar cientes de que a nutrição é obrigatória. E o início do oferecimento do sal proteinado no cocho para vacas de cria, precisa ser iniciado antes da monta ou inseminação.
Agora, se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, confira a dica: Nutrição ideal para vacas prenhas.
Como oferecer a mistura de sal proteinado para bovinos de cria?
Em primeiro lugar, a expectativa de todo produtor é que as vacas de cria gerem bezerros saudáveis, certo? Por isso, a suplementação deve ser contínua. E um dos principais nutrientes que garantem uma boa formação óssea do animal que está sendo gerado é o sal proteinado. Além disso, o produtor precisa se preocupar não apenas com saúde do bezerro, mas também com a da vaca.
Problemas no parto podem acontecer devido à má nutrição e fraqueza da matriz. Mas há outros fatores também. Bem-estar animal, água ideal para consumo e um local com sombra são aspectos ideais para promover uma reprodução saudável.
Os três meses finais da gestão bovina são conhecidos como períodos críticos. Isso, porque o bezerro completa a formação nesta fase.
Um dos problemas que pode acontecer durante o parto, quando a nutrição é deficiente, é a retenção de placenta. Se o problema já aconteceu na sua propriedade ou se você quer saber o que fazer quando o problema ocorrer, acesse: O que fazer quando há retenção de placenta em vacas.
Dose ideal de sal proteinado para vacas de cria
O sal proteinado precisa ter o consumo controlado. Segundo a Embrapa, um animal deve consumir 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo.
Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.
Por fim, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária, amigo produtor? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!
Conteúdo em vídeo
Além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Você já conhece o nosso canal no YouTube?
O objetivo como você que acompanha nosso conteúdo já sabe é bem simples: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.
Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!
Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite todo o conteúdo já disponível: Boi Saúde no YouTube.
Até a próxima!